Economia

Decisão sobre tributação federal nos combustíveis pode sair hoje (27)

Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Lula no Palácio do Planalto para discutir o assunto.

A decisão sobre retomar ou não a cobrança de tributos federais sobre combustíveis pode sair ainda nesta segunda-feira (27).

Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Lula no Palácio do Planalto para discutir o assunto. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também participaram. Outro tema no encontro era a política de preços da Petrobras. 

Mais reuniões vão acontecer durante o dia até uma decisão final sobre os tributos ser anunciada, informou Haddad.

A desoneração dos combustíveis foi determinada no ano passado e valeria até o fim de 2022. No início do governo, o presidente Lula estendeu a medida até 28 de fevereiro. 

Segundo a equipe econômica, o fim da desoneração sobre a gasolina e o etanol, permitiria arrecadar cerca de 29 bilhões de reais neste ano.

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, a volta dos tributos aumentaria a gasolina em 69 centavos por litro e o etanol em 24 centavos.

Na semana passada, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, se posicionou contra a volta dos impostos. Nas redes sociais, ela escreveu que “fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 27/02/2023 15:55:02. Última edição: 27/02/2023 15:55:02

Tags: Combustível Tributos Tributação Impostos Gasolina Etanol

Leia também:

Em janeiro, juros médios cobrados pelos bancos chegam a 43,5% ao ano

Em janeiro, juros médios cobrados pelos bancos chegam a 43,5% ao ano

Alta dos juros bancários médios ocorre em um momento em que a taxa básica de juros da economia está em seu maior nível desde janeiro de 2017, em 13,75% ao ano, definida pelo Copom.

PIX e declaração pré-preenchida garantem prioridade na restituição

PIX e declaração pré-preenchida garantem prioridade na restituição

Terá prioridade na restituição do Imposto de Renda quem optar pelo modelo pré-preenchido ou por receber o valor por meio da chave PIX, desde que esta seja o CPF do cidadão.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi