Comércio acredita que Copa deve movimentar a economia no Brasil
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima que o setor deve contratar, temporariamente, mais de 7,7 mil trabalhadores para o período em todo o país.
Dia da Consciência Negra será celebrado neste domingo
A taxa de desemprego das mulheres negras é mais que o dobro da dos homens não negros. Considerando o segundo trimestre do ano, a taxa de desocupação das mulheres negras ficou em 13,9%, enquanto a dos homens não negros foi de 6,1%.
© Arquivo/ Agência Brasil
A desigualdade entre negros e não negros se expressa em todos os indicadores da pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Outro exemplo da desigualdade entre negros e não negros é em relação ao total ocupado com carteira assinada. Enquanto 39% dos homens não negros do setor privado trabalham com carteira assinada, apenas 31% das mulheres negras estão formalizadas.
A supervisora de pesquisas do Dieese, Patrícia Costa, destaca que essa desigualdade persiste ao longo dos anos.
No segundo trimestre de 2022, os homens não negros recebiam, em média, 3 mil e 708 reais de salário mensal. Já as mulheres negras recebiam, em média, mil e 705 reais de salário.
Os dados da pesquisa do Dieese são extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 20/11/2022 18:08:35. Última edição: 20/11/2022 18:08:35
Tags: Desemprego Dia Da Consciência Negra
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima que o setor deve contratar, temporariamente, mais de 7,7 mil trabalhadores para o período em todo o país.
O estudo analisou quase 8 mil portais de mais de 4 mil municípios brasileiros, e verificou as informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.