Economia

Empreendedorismo: 60% sonham em ter o próprio negócio, aponta pesquisa

Eram 51 milhões de potenciais empreendedores, ou seja, querendo ter o próprio negócio em três anos, e 42 milhões de empresários já na ativa, segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo.

Sessenta porcento dos brasileiros sonhavam em ter o próprio negócio no ano passado. O índice do desejo de empreender foi recorde, depois de uma queda em 2021, quando um pouco mais de 45% tinham esse sonho. 

Se compararmos 2022 com 2017, o percentual mais que triplicou. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo, que é feito há 23 anos pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e pela Anegepe, a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 

A pesquisa mostra que em 2022 quase 70% da população brasileira adulta, de 18 a 64 anos, estava envolvida com empreendedorismo. 

Eram 51 milhões de potenciais empreendedores, ou seja, querendo ter o próprio negócio em três anos, e 42 milhões de empresários já na ativa. 

Os números, segundo o Sebrae, são positivos porque as micro e pequenas empresas respondem por 85% da empregabilidade no país. Mas, mostram também desafios, como a informalidade, de acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

A pesquisa analisou 49 países, como Estados Unidos, China, África do Sul e Chile. E o Brasil ficou com a 2ª maior taxa de potenciais empreendedores, ficando só atrás do Panamá. 

O resultado mostra que é preciso trabalhar mais com o empreendedor, desde o MEI, o microempreendedor individual, até as pequenas empresas. É a avaliação de Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae. 

A pesquisa também mostrou que as empresas com mais de três anos e meio na ativa aumentaram. E houve redução do número de empresários iniciais por necessidade. 

De acordo com o Sebrae, isso significa que a qualidade do empreendedorismo no Brasil melhorou e que a crise econômica provocada pela covid-19 começou a ficar para trás. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 11/05/2023 13:15:08. Última edição: 11/05/2023 13:15:08

Tags: Empreendedorismo Sebrae

Leia também:

Ministério lança plataforma de acompanhamento do comércio eletrônico

Ministério lança plataforma de acompanhamento do comércio eletrônico

Painel criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, em parceria com Receita Federal, traz informações inéditas sobre produtos comercializados pela internet.

Crise na Argentina e reforma tributária são preocupações de Haddad

Haddad participa do encontro dos ministros das Finanças do G-7, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo, formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi