Economia

Endividados terão mais um programa para quitar suas pendências

É o mutirão Renegocia que começa a valer no dia 24 de julho

A partir do dia 24 de julho, quem estiver endividado vai ter mais uma oportunidade de negociação, além do Desenrola Brasil.

É o mutirão Renegocia! O objetivo é ajudar os endividados a regularizar a situação financeira junto aos credores por meio da renegociação.

Fora pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, todas as dívidas podem ser renegociadas, não só as bancárias como acontece no Desenrola Brasil, do Ministério da Economia.

É o que explica o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

O Renegocia também tem foco nos superendividados; ou seja, quem não teria no mínimo 600 reais pra sobreviver se tivesse que pagar a dívida. Uma realidade para a maior parte da população brasileira. Por isso, o mutirão do Renegocia será permanente, segundo o Secretário Nacional do Consumidor.

Segundo o Secretário Nacional do Consumidor, os Procons de todo o Brasil vão intermediar as negociações entre endividados e credores. Mas, é possível também começar o processo pelo portal consumidor.gov.br.

Segundo Wadih Damus, o programa vai movimentar mais a economia do país enquanto as pessoas quitam suas dívidas. 

A iniciativa é da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No portal do Ministério da Justiça, você encontra informações e orientações sobre o superendividamento no Brasil, além de dicas práticas para evitar e superar essa condição. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 18/07/2023 20:30:02. Última edição: 18/07/2023 20:30:02

Tags: Renegocia Desenrola Brasil

Leia também:

Haddad defende que desoneração da folha seja discutida junto com IR

Haddad defende que desoneração da folha seja discutida junto com IR

Uma das mudanças previstas no Imposto de Renda é a retomada da tributação sobre dividendos. Desde 1995, o Brasil não cobra IR sobre dividendos, sendo um dos poucos países que adotam a prática.

BC fará consultas públicas para regular mercado de criptoativos

BC fará consultas públicas para regular mercado de criptoativos

Estabelecido desde o fim de junho como regulamentador de ativos virtuais no país, Banco Central pretende lançar editais de consulta pública neste semestre.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi