Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
Pela sexta vez seguida, o Banco Central não mexeu na taxa, que permanece neste nível desde agosto de 2022. Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas
Centrais de trabalhadores e parte da indústria criticam decisão do BC
Setores da indústria e centrais sindicais criticaram a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% pela sexta vez consecutiva. Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP) defendeu a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom).
Para as principais centrais do Brasil, a decisão impede a criação de mais empregos. Em nota, a Central dos Sindicatos Brasileiros afirmou que as decisões do banco favorecem o mercado financeiro em detrimento da população. Já a Força Sindical avaliou que falta sensibilidade social ao Banco Central (BC).
Parte da indústria se somou às críticas dos sindicatos. Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) disse que a decisão é um equívoco e que o setor não aguenta pagar esse nível de juros. Também em nota, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) afirmou que os juros altos são o principal problema apontado pelos empresários do setor.
O professor do Instituto de Economia da Federal do Rio de Janeiro Marco Rocha explica que o setor produtivo nacional teme não conseguir mais tomar dinheiro emprestado.
Segundo cálculos do fundo de investimento Infinity Asset, o Brasil tem a maior taxa real de juros do mundo.
Mesmo assim, a Federação do Comércio do estado de São Paulo argumentou que a decisão do Copom foi correta devido às incertezas sobre a inflação no Brasil.
Essa é também a opinião do economista Mauro Sayar Ferreira. O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) cita a manutenção da previsão de inflação acima do centro da meta como motivo para manter os juros elevados.
Para justificar a decisão, o Banco Central citou, entre outros motivos, as incertezas em relação à economia mundial e em relação ao projeto de nova regra fiscal enviado pelo governo que ainda precisa de aprovação do Congresso brasileiro.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus León - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 04/05/2023 14:40:05. Última edição: 04/05/2023 14:40:05
Tags: Juros Básicos Selic Juros Altos Banco Central
Pela sexta vez seguida, o Banco Central não mexeu na taxa, que permanece neste nível desde agosto de 2022. Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas
Taxa é a mesma observada no mês anterior, mas está acima dos 77,7% de abril de 2022. Dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.