Economia

Estudo mostra que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas

Segundo a pesquisa, 18,5% das famílias se consideram muito endividadas

O número de famílias endividadas cresceu no mês passado. A nova Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registra aumento de 0,2%  em junho no número de famílias que relataram ter dívidas a vencer.

O índice alcançou 78,5% das famílias brasileiras, maior volume da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. Desse total, 18,5% das famílias se consideram muito endividadas.

A alta da proporção de endividados interrompe sequência de quatro meses de estabilidade do indicador.

Em contrapartida, a parcela média da renda comprometida com dívidas alcançou aproximadamente 30%, o menor percentual desde setembro de 2020.

A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, explica que a queda da inflação e o mercado de trabalho foram os responsáveis por essa melhoria da pressão das dívidas na renda, principalmente das classes média e baixa.

No entanto, de acordo com a pesquisadora, esse cenário positivo não tem sido suficiente para reduzir a inadimplência.

O endividamento cresceu em todas as faixas de renda pesquisadas, mas o aumento na proporção de endividados foi maior entre os consumidores com renda de 5 a 10 salários.

Do total de consumidores com dívidas atrasadas, 4 em cada 10 entraram em junho sem condições de pagar os compromissos de meses anteriores, maior proporção desde agosto de 2021.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 11/07/2023 19:40:02. Última edição: 11/07/2023 19:40:02

Tags: Endividamento Das Famílias CNC Pesquisa

Leia também:

BNDES promete investir com foco em infraestrutura social e ambiental

BNDES promete investir com foco em infraestrutura social e ambiental

Presidente do banco Aloizio Mercadante reforçou o compromisso de investir em projetos que modernizem o setor produtivo brasileiro.

Inflação cai em junho e registra taxa negativa de -0,08%

Depois de uma alta de 0,23% em maio, a inflação oficial do país caiu em junho e registrou taxa negativa de -0,08%. Foi a primeira queda do ano e a menor variação para o mês de desde 2017.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi