Receita libera terceiro lote de restituição do Imposto de Renda
Valor estará disponível para consulta a partir desta segunda-feira (24). Saiba como fazer a consulta e quem terá prioridade para o recebimento desse lote.
O número equivale a 75 milhões de toneladas a mais e deve ser alcançado em dez anos. Ministério da Agricultura defende que a ênfase na produtividade e aproveitamento de áreas degradadas podem contribuir para que o crescimento não resulte em mais desmatamento.
Nos próximos dez anos, a produção de grãos no Brasil deve aumentar mais de 24%, o que equivale a 75 milhões de toneladas a mais, chegando a 379 milhões de toneladas. Essa é a expectativa do Ministério da Agricultura (MAPA), a partir do estudo “Projeções do Agronegócio”, realizado junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
O levantamento estima um crescimento de 2,4 % ao ano, principalmente de soja, milho e algodão, nas regiões centro-oeste e sul. No entanto, essa previsão de aumento na produção deve acarretar no crescimento da área plantada: serão quase 15 milhões de hectares a mais destinados ao plantio de grãos.
O coordenador geral de Politicas do MAPA, José Garcia Gasques, reconhece que essa expansão pode ter impacto ambiental, mas deve ser mínimo. Ele acredita que há formas de ampliar a área de produção que não seja com desmatamento.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o aumento na produção de grãos deve ocorrer com a utilização de “áreas atualmente degradadas”. O estudo do MAPA com a Embrapa aponta para um grande "potencial de crescimento do setor, que deverá ocorrer, principalmente, com base na produtividade”, mas que precisa ser alavancado com investimentos em pesquisa.
O coordenador geral de Politicas destaca ainda que, no Brasil, os produtores definiram como regra não produzir soja em áreas desmatadas. Segundo ele, o país tem um conjunto de regulações que podem controlar o desmatamento ilegal. Mas que “o controle e a fiscalização” devem se feitos.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/Francisco Sousa - 22/07/2023 15:20:03. Última edição: 22/07/2023 15:20:03
Tags: Produção Agrícola Desmatamento Embrapa Ministério Da Agricultura
Valor estará disponível para consulta a partir desta segunda-feira (24). Saiba como fazer a consulta e quem terá prioridade para o recebimento desse lote.
Em 2016, segundo a Ceape Brasil, 86% dos empréstimos subsidiavam projetos voltados ao comércio. A fatia caiu para 84% em 2019 e para 82% em 2023.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.