Economia

Estudo prevê crescimento de 24% na produção de grãos no país

O número equivale a 75 milhões de toneladas a mais e deve ser alcançado em dez anos. Ministério da Agricultura defende que a ênfase na produtividade e aproveitamento de áreas degradadas podem contribuir para que o crescimento não resulte em mais desmatamento.

Nos próximos dez anos, a produção de grãos no Brasil deve aumentar mais de 24%, o que equivale a 75 milhões de toneladas a mais, chegando a 379 milhões de toneladas. Essa é a expectativa do Ministério da Agricultura (MAPA), a partir do estudo “Projeções do Agronegócio”, realizado junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O levantamento estima um crescimento de 2,4 % ao ano, principalmente de soja, milho e algodão, nas regiões centro-oeste e sul. No entanto, essa previsão de aumento na produção deve acarretar no crescimento da área plantada: serão quase 15 milhões de hectares a mais destinados ao plantio de grãos.

O coordenador geral de Politicas do MAPA, José Garcia Gasques, reconhece que essa expansão pode ter impacto ambiental, mas deve ser mínimo. Ele acredita que há formas de ampliar a área de produção que não seja com desmatamento.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o aumento na produção de grãos deve ocorrer com a utilização de “áreas atualmente degradadas”. O estudo do MAPA com a Embrapa aponta para um grande "potencial de crescimento do setor, que deverá ocorrer, principalmente, com base na produtividade”, mas que precisa ser alavancado com investimentos em pesquisa.

O coordenador geral de Politicas destaca ainda que, no Brasil, os produtores definiram como regra não produzir soja em áreas desmatadas. Segundo ele, o país tem um conjunto de regulações que podem controlar o desmatamento ilegal. Mas que “o controle e a fiscalização” devem se feitos.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/Francisco Sousa - 22/07/2023 15:20:03. Última edição: 22/07/2023 15:20:03

Tags: Produção Agrícola Desmatamento Embrapa Ministério Da Agricultura

Leia também:

Receita libera terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Valor estará disponível para consulta a partir desta segunda-feira (24). Saiba como fazer a consulta e quem terá prioridade para o recebimento desse lote.

Valor médio do Microcrédito Produtivo Orientado sobe 38% após pandemia

Valor médio do Microcrédito Produtivo Orientado sobe 38% após pandemia

Em 2016, segundo a Ceape Brasil, 86% dos empréstimos subsidiavam projetos voltados ao comércio. A fatia caiu para 84% em 2019 e para 82% em 2023.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi