Economia

Esvaziamento causou erro nas contas do Banco Central, aponta sindicato

Segundo o presidente do Sinal, Fábio Faiad, houve uma redução significativa no quadro do Banco Central ao longo dos últimos quatro anos, o que aumentou as chances de erros nos cálculos.

O erro de 14,5 bilhões de dólares nas contas do Banco Central sobre o fluxo cambial no ano passado foi causado pelo esvaziamento nos quadros de funcionários da autarquia. Esse é o entendimento do Sinal, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, que se manifestou depois que esse erro nos dados ganhou repercussão em todo o país.

A legislação fixa o número de trabalhadores concursados do banco em 6.470. No entanto, apenas cerca de 3.400 servidores estão trabalhando na autarquia atualmente. Segundo o presidente do Sinal, Fábio Faiad, houve uma redução significativa no quadro do Banco Central ao longo dos últimos quatro anos, o que aumentou as chances de erros nos cálculos.

Com a diferença de 14 bilhões de dólares nas contas de fluxo cambial, os números corrigidos apontaram uma saída líquida de mais de 3 bilhões de dólares do país no ano passado. Antes da revisão, os dados apontavam erroneamente uma entrada de 9.5 bilhões de dólares na economia brasileira. Apesar desse problema ter sido identificado nas contas realizadas em ano de eleições, o presidente do sindicato não acredita que tenha havido má-fé ou maquiagem dos dados por parte do Banco Central.

Esses dados que foram corrigidos pelo Banco Central são utilizados, principalmente, por analistas do mercado financeiro que trabalham com investimentos influenciados pela circulação de moedas estrangeiras na economia brasileira.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rímack Souto/ Renata Batista - 29/01/2023 17:00:03. Última edição: 29/01/2023 17:00:03

Tags: Bacen Banco Central Fluxo Cambial

Leia também:

Usuários podem utilizar nome social para acessar serviços do BC

Usuários podem utilizar nome social para acessar serviços do BC

Opção está disponível desde último dia 23 para acesso ao Fale Conosco. Única exigência é que nome social esteja incluído na base de dados da Receita Federal.

Padilha: governo não discute estender desoneração de combustíveis

No início do ano, o presidente Lula assinou uma medida provisória que mantém a isenção até o fim de fevereiro para a gasolina e o álcool e até o final do ano para o diesel, biodiesel, gás natural e de cozinha.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi