Economia

Expectativa é recuperação lenta de empregos, aponta FGV

É o que aponta a pesquisa Indicador Antecedente de Emprego, divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas.

A expectativa para os próximos meses é de uma recuperação lenta de empregos, que continua com saldo negativo. É o que aponta a pesquisa Indicador Antecedente de Emprego, divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas.  

O estudo mostra um aumento de 1,6 ponto em dezembro, subindo para 74,7 pontos. Mesmo assim, o valor registrou queda em outubro e novembro e termina o ano de 2022 com saldo negativo de 7,1 pontos.

Os destaques positivos para o mês de dezembro foram os indicadores da situação atual, que subiu 1,7 ponto, e do emprego nos próximos meses, revelado na Sondagem do Consumidor, com aumento de 0,9 ponto.

De acordo com o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, a previsão é de desaceleração da economia, o que afeta a geração de empregos.

Entre as quedas, o destaque foi o indicador de Emprego Previsto da Indústria, que reduziu 0,9 ponto. Os indicadores do Emprego Previsto, da Tendência dos Negócios e da Situação Atual do Negócios de Serviços contribuíram com 0,2 ponto negativo cada.

O Indicador Antecedente de Emprego é feito com a combinação de dados das sondagens da Indústria, dos Serviços e do Consumidor e mostra as chances de criação de empregos futuros nos setores.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / GT Passos - 05/01/2023 18:30:03. Última edição: 05/01/2023 18:30:03

Tags: Indicadores Emprego Pesquisa FGV

Leia também:

Fenabrave: vendas de veículos crescem 4,8% em 2022

Fenabrave: vendas de veículos crescem 4,8% em 2022

Em dezembro, a comercialização de veículos registrou alta de 8,69% em comparação com o mesmo mês de 2021, com a venda de 366,8 mil unidades.

Ministro da Fazenda indica servidor de carreira para presidir Carf

Carlos Alencar foi ministro interino e secretário-executivo da CGU; secretário de Transparência e Controle do DF e secretário-executivo da Comissão de Ética Pública da Presidência.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi