Economia

Fernando Haddad indica novos diretores para o Banco Central

Haddad afirmou que os nomes já receberam o aval do presidente Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta segunda-feira (8), em São Paulo, 2 novos diretores para o Banco Central.  Para a Diretoria de Política Monetária, o escolhido é Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Galípolo foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021. Economista, é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e conselheiro da Fiesp. 

Fernando Haddad indica novos diretores para o Banco Central
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Já para a Diretoria de Fiscalização, a indicação é de Ailton de Aquino Santos, servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, sendo atualmente auditor-chefe. Ailton pode ser o primeiro negro da história a ocupar uma diretoria do órgão. Haddad afirmou que os nomes já receberam o aval do presidente Lula.  

Os indicados precisam ser aprovados pelo Senado Federal. Pelas regras de autonomia do Banco Central, aprovada em 2021, a cada ano são trocados 2, dos 8 diretores da instituição. Todos com mandato de 4 anos, fazendo com que convivam com indicados do governo anterior. Além deles, o presidente do BC é indicado no terceiro ano de mandato do presidente da República. Essa regra foi adotada como forma de garantir estabilidade no órgão. 

O ministro Fernando Haddad disse que o presidente do Banco Central, Campos Neto, foi o primeiro a considerar Galípolo para a função.  Haddad disse que busca criar um ambiente de harmonia entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central. 

O novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda deverá ser Dario Durigan, ex-servidor da Advocacia-Geral da União. Ele também foi chefe do setor jurídico da prefeitura de São Paulo na gestão de Haddad. 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda - 08/05/2023 21:05:03. Última edição: 08/05/2023 21:05:03

Tags: Novos Diretores Banco Central Fernando Haddad

Leia também:

GT deve apresentar revisão da legislação trabalhista no 1° semestre

GT deve apresentar revisão da legislação trabalhista no 1° semestre

Em entrevista à Agência Brasil, ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a expectativa é de que uma proposta seja apresentada ao Congresso no segundo semestre.

Bolsa de Valores de São Paulo fecha em alta pelo terceiro dia seguido

Variação do Ibovespa, índice da B3, foi influenciada pelo avanço das commodities no exterior, como minério de ferro e petróleo, o que ajudou papéis como Vale e Petrobras.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi