Economia

FGV aumenta projeção de crescimento do PIB para 2023

Os especialistas da FGV acreditam que a soma de todas as riquezas produzidas no país vai ter um incremento de 0,8% este ano na comparação com o ano passado.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas revisou para a cima a sua projeção para o PIB brasileiro em 2023.

Agora, os especialistas da FGV acreditam que a soma de todas as riquezas produzidas no país vai ter um incremento de 0,8% este ano na comparação com o ano passado.

O aumento com relação à última projeção divulgada é bastante significativo, de meio ponto percentual e se deve principalmente ao bom desempenho do setor agropecuário.

De acordo com a economista da FGV, Juliane Trece, essa também é a razão para o crescimento de 1,6% na atividade econômica no primeiro semestre em comparação com o final do ano passado, e que chega a 3,6% com relação ao primeiro trimestre de 2022.

Mas a economista da FGV salienta que dois fatores ainda podem frear esse crescimento no restante do ano.

A porcentagem da taxa básica de juros é definida pelo Banco Central e tem sido alvo de disputas com o governo federal, que pede uma redução do patamar, justamente pelo efeito sobre o consumo e os investimentos.

A medição feita pela FGV é considerada uma das prévias do PIB, porque costuma estar alinhada com o resultado divulgado posteriormente pelo IBGE.

O instituto deve divulgar os números oficiais da economia brasileira no primeiro trimestre no dia 1 de junho.

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 22/05/2023 16:40:02. Última edição: 22/05/2023 16:40:02

Tags: PIB FGV Crescimento Projeção

Leia também:

Inflação pode ficar abaixo do previsto para 2023, segundo projeção

A inflação pode fechar 2023 com um índice de 5,8%, de acordo com a nova projeção do mercado financeiro. Na semana passada, a previsão era maior, de 6,03%.

Para presidente do BC, ruído com o governo afeta previsão de inflação

Para presidente do BC, ruído com o governo afeta previsão de inflação

Além disso, Roberto Campos Neto disse em palestra que há uma insegurança no mercado sobre a possibilidade de que seja alterada a meta desta taxa.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi