O teto de juros para empréstimos consignados do INSS para aposentados e pensionistas será de 1,97% e o do cartão de crédito consignado, 2,89%.
O governo federal decidiu por ampliar o teto de juros para empréstimos consignados do INSS para aposentados e pensionistas para 1,97% e para o cartão de crédito consignado em 2,89%.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (28) e aprovada no Conselho Nacional do INSS. A proposta foi selada antes no encontro entre o presidente Lula e vários ministros.
Membros do governo, aposentados e trabalhadores votaram pela medida, mas com abstenção dos empregadores, representados por organizações formadas por bancos, e voto contrário do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos que defendiam o teto de juros em 1,90%
A mudança gerou polêmica entre o governo. No dia 13 de março, o Conselho Nacional do INSS aprovou um teto de 1,70% para os juros do consignado e 2,62% para operação via cartão de crédito.
A decisão gerou reação dos bancos privados e públicos com a suspensão do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Os bancos afirmaram que o teto estabelecido inviabilizava a operação dos empréstimos.
Esse tipo de empréstimo tem juros mais baixo que outros porque é cobrado na folha de pagamento das pessoas. Em geral, é usado por um público de renda mais baixa.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 28/03/2023 21:15:03. Última edição: 28/03/2023 21:15:03