Economia

Governo aumenta previsão de crescimento do PIB para 2,7%

Mercado financeiro prevê crescimento de 2,3%

O governo federal aumentou a previsão de crescimento da economia e reduziu a expectativa para a inflação de 2022. A revisão apresentada nesta quinta-feira (15) pelo Ministério da Economia aumentou de 2% para 2,7% a previsão de crescimento do PIB, o Produto Interno Bruto, para este ano.

O chefe de estudos econômicos da Secretaria de Política Econômica do ministério, Rogério Boueri, justificou que a nova previsão reflete o aquecimento da economia acima do esperado.

Já o mercado financeiro prevê um crescimento um pouco menor para 2022, de 2,3% do PIB, segundo o Boletim Focus. 

Em relação à inflação, o governo reduziu a previsão de crescimento do IPCA de 7,2% para 6,3% neste ano. Pesou nessa decisão, principalmente, a queda no valor dos combustíveis e a desaceleração da inflação dos serviços, conforme explicou o assessor do Ministério da Economia, Rogério Boueri.

A inflação dos alimentos e bebidas fechou o mês de agosto com um IPCA acumulado de 13% nos últimos 12 meses.

Para 2023, o Ministério da Economia manteve a previsão de crescimento do PIB de 2,5% e de inflação de 4,5%, medida pelo IPCA.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 15/09/2022 17:05:28. Última edição: 15/09/2022 17:05:28

Tags: PIB IPCA

Leia também:

Governo prorroga seguro-desemprego em cidades com calamidade pública

A prorrogação vale apenas para cidades dos nove estados que tiveram a calamidade pública reconhecida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional. São eles: Alagoas, Amazonas, Ceará, Minas Gerais,

Semana do E-commerce Internacional busca soluções para ampliar mercado

O evento é promovido pela Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e reúne grandes nomes do comércio digital no mundo.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi