Economia

Haddad: Brics pode ser coerente sem antagonismo a outros fóruns

Ministro participa de Fórum Empresarial na África do Sul

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira (22), que o Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pode ser coerente com seus propósitos sem significar antagonismo a outros fóruns dos quais seus membros façam parte. Haddad discursou durante evento do Fórum Empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul.

Haddad: Brics pode ser coerente sem antagonismo a outros fóruns

“Acreditamos que os organismos internacionais precisam, de alguma forma, refletir esse novo contexto global em que potências emergem, em que países se desenvolvem e que modificam a face do planeta à luz da dinâmica econômica, social e política”, disse.

“O Brics tem uma grande contribuição. China, Brasil, África do Sul, Índia e Rússia podem, cada um a partir da sua perspectiva, oferecer ao mundo uma visão que seja coerente com os seus propósitos e que não significa nenhum tipo de antagonismo a outras formas importantes dos quais nós mesmos participamos.”

Haddad faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está em Joanesburgo para a 15ª Cúpula do Brics, que ocorre amanhã (23) e quinta-feira (24). Durante o encontro com empresários, ele falou da contribuição do bloco no plano internacional e ressaltou que o Brasil tem feito o dever de casa “para colocar a sua economia como receptadora de investimentos estrangeiros”.

O ministro citou a reforma tributária e o compromisso do Brasil com o meio ambiente e com o desenvolvimento de fontes de energia limpa. Para ele, é importante que haja uma diversificação e uma pulverização das atividades industriais pelo planeta.

“África e América do Sul podem ser plataformas para a diversificação das atividades industriais globais. O mundo vive um retrocesso do ponto de vista da globalização, mas isso pode significar um movimento de diversificação e pulverização das plantas industriais, oferecendo para os nossos povos salários e empregos mais dignos e qualificados, para que as oportunidades sejam distribuídas mais equanimemente pelo globo terrestre. Não há necessidade de concentrar toda a produção em poucos estados nacionais até para valorização das soberanias nacionais e da diversidade cultural que é um valor intrínseco aos Brics”, disse.

O presidente Lula também participa do Fórum Empresarial do Brics nesta terça-feira.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 22/08/2023 11:25:05. Última edição: 22/08/2023 11:25:05

Tags: Fernando Haddad Cúpula Do Brics Fórum Empresarial Do Brics Johanesburgo

Leia também:

Com atraso, primeira fase do Drex deve terminar em maio de 2024

Com atraso, primeira fase do Drex deve terminar em maio de 2024

A previsão anterior era que o fim da etapa de testes seria em fevereiro ou março. Agora, o sistema vai atrasar três meses, o que foi confirmado pelo responsável pela nova moeda, Fábio Araujo.

Haddad: Brics não deve significar antagonismo com outros fóruns

Haddad: Brics não deve significar antagonismo com outros fóruns

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou da contribuição do Brics no plano internacional e ressaltou que o Brasil tem feito o dever de casa no que se refere à economia. Ele citou a reforma tributária como exemplo das medidas para melhorar a economia brasileira.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi