Economia

Haddad: corte da Selic é um alívio para a economia brasileira

Para ministro, redução mostra que governo está na direção certa

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considera que o corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic representa um alívio para a economia brasileira e mostra que o governo está na direção certa. 

Haddad: corte da Selic é um alívio para a economia brasileira
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O anúncio da redução da taxa Selic, que são os juros básicos da economia, saiu nessa quarta-feira. A última vez em que o BC havia reduzido a Selic foi em agosto de 2020. 

Em comunicado, o Copom informou que a queda da inflação possibilitou a redução nos juros. E anunciou ainda que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.  

Além disso, o órgão avalia que esse será o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista necessária para controlar a inflação. 

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a queda na taxa Selic vai facilitar o crescimento sustentável. 

Haddad disse ainda que a decisão de Campos Neto foi técnica e não uma concessão. 

Após a redução dos juros, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram queda nos juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS. 

A Caixa reduziu de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês nas taxas de juros, representando uma redução total de 2,3%. 

No Banco do Brasil, o consignado caiu de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo. O banco reduziu ainda as taxas nas linhas de crédito consignado e automático.  

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 03/08/2023 09:50:07. Última edição: 03/08/2023 09:50:07

Tags: Copom Taxa Selic Fernando Haddad

Leia também:

Redução da Selic faz bancos públicos reduzirem suas taxas

Crédito Consignado para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais atrativo tanto na Caixa quanto no Banco do Brasil.

BC reduz taxa de juros pela primeira vez em três anos

BC reduz taxa de juros pela primeira vez em três anos

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi