Economia

Haddad e Campos Neto participam de reunião econômica do G20 na Índia

Ministro da Fazenda e presidente do Banco Central participam da Primeira Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais nesta quinta-feira (23) na Índia.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participam da Primeira Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20, que começa nesta quinta-feira (23), em Bangalore, na Índia. Essa é uma preparação para o encontro oficial do G20, que acontece em setembro, com os chefes de estados desses países.

Criptomoedas, endividamento dos países, transição energética e economia verde estão entre as principais pautas. 

O professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Costa Vaz, explica que o encontro marca o retorno do Brasil nas discussões multilaterais com outras nações.

No encontro desta semana, os países devem fazer uma declaração com os pontos a serem levados para a reunião de setembro. Alcides Costa Vaz destaca que é na reunião oficial do G20 que as decisões globais são tomadas.

O G20 foi criado em 1999 com o intuito de promover o fortalecimento da economia mundial.  Os países membros são responsáveis por, aproximadamente, 90% do produto nacional bruto mundial; 80% do comércio internacional; e cerca de 65% da população do planeta.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 22/02/2023 16:45:06. Última edição: 22/02/2023 16:45:06

Tags: Haddad Campos Neto G20

Leia também:

Informe de rendimentos para o IR deve ser entregue até 28 de fevereiro

Termina no dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês, o prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2022.

Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,79% para 5,89%

Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,79% para 5,89%

A previsão para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central, definida pelo Conselho Monetário Nacional em 3,25%.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi