Economia

Haddad é o primeiro ministro da Fazenda brasileiro a participar do G7

A cúpula do grupo se reúne no Japão, entre os dias 19 e 21 de maio

Pela primeira vez, um ministro da Fazenda brasileiro vai participar do G7, o grupo formado pelos países mais industrializados do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, embarca nesta segunda-feira, à noite, para o Japão, em busca de relações mais próximas com os membros do G7 e os países convidados. A cúpula do G7 vai ser na cidade japonesa de Hiroshima, entre os dias 19 e 21 de maio. 

No entanto, o encontro de ministros da área econômica será na cidade de Niigata, onde Haddad vai ser reunir com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, sobre a reforma do Banco Mundial. Também estão previstas 4 reuniões bilaterais entre Haddad e ministros do G7, como o Japão e a Índia.  

Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai participar do G7, a convite do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Em mensagem oficial sobre a presidência japonesa no G7, este ano, Kishida disse que quer debater na cúpula assuntos como economia global, energia, segurança alimentar, guerra na Ucrânia, desarmamento nuclear, mudanças climáticas, saúde e desenvolvimento. 

Ao Brasil, o governo do Japão confirmou o convite também a outros países: Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã. Além de representantes de entidades internacionais. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores brasileiro, esta é a sétima vez que o Brasil é convidado a fazer parte das reuniões do G7 e marca a retomada do equilíbrio brasileiro diante de temas sensíveis no cenário internacional. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Pala de Castro / Beatriz Albuquerque - 08/05/2023 11:10:02. Última edição: 08/05/2023 11:10:02

Tags: Cúpula G7

Leia também:

Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 6,02% em 2023

Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 6,02% em 2023

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,16%. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação de 4% para os dois anos, segundo Banco Central.

Como não cair na malha fina do Imposto de Renda 2023?

Em mais um episódio do Tira-Dúvidas do IR 2023, saiba no que devemos prestar atenção para não cair na temida malha fiscal do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi