Juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS devem cair
A taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês. Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês.
Diante de uma plateia de gestores municipais, que participam de reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, o ministro da Fazenda defendeu que a reforma inclua a cobrança do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no destino.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender nesta segunda-feira (13) uma reforma tributária justa para alavancar o crescimento do país.
Diante de uma plateia de gestores municipais, que participam de reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, Haddad defendeu que a reforma inclua a cobrança do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no destino.
Esse imposto previsto em textos sobre a reforma tributária, que tramitam na Câmara e no Senado, substituiria o ISS e outros tributos. A ideia é criar mais simplicidade e transparência ao sistema tributário.
O IVA seria repartido entre União, Estados e Municípios e, de acordo com Haddad, não diminuiria a arrecadação local.
Além disso, o ministro da Fazenda destacou que, atualmente, a carga tributária brasileira corresponde a 33% do Produto Interno Bruto, a soma de bens e serviços produzidos no país. E que o ISS é de apenas 1%. Por isso, o governo federal pede diálogo sobre o tema.
Por outro lado, prefeitos como Mário Hildebrandt, de Blumenau (SC), temem perda de arrecadação caso o ISS seja extinto.
A Frente Nacional dos Prefeitos apoia a proposta que simplifica a tributação dos impostos da União, estados e municípios, respeitando o pacto federativo e em busca de uma solução para as diferentes legislações de ICMS e ISS, por exemplo.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 13/03/2023 21:25:02. Última edição: 13/03/2023 21:25:02
Tags: IVA ISS Reforma Tributária Prefeitos Frente Nacional De Prefeitos
A taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês. Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, a nova regra deverá ser encaminhada em até dois meses ao Congresso.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.