Pontos de desenvolvimento do Brasil estão na Constituição, diz Barroso
Para o presidente do STF, o ponto prioritário da agenda de desenvolvimento deve ser o combate à pobreza no Brasil, um país onde 29% da população vivem em insegurança alimentar.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024, previsto no novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.
Foi a primeira reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024. Justamente o que prevê o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.
E depois do encontro, o ministro esclareceu: não há nenhum descompromisso do presidente com relação à meta fiscal. Disse que Lula está preocupado e pediu apoio da equipe econômica, principalmente com relação à duas decisões da Justiça que geraram perda de arrecadação. São elas, a que trata da exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e Cofins e a que trata da subvenção de empresas – da ajuda para investimentos de empresas.
O ministro admitiu que a situação é desafiadora, mas que vai buscar, até o fim, o equilíbrio fiscal, inclusive com conversas com líderes no Congresso.
Haddad aproveitou a coletiva para divulgar dois indicados para novas diretorias do Banco Central. São eles: Paulo Pichetti, para a diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, e Rodrigo Teixeira, para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Pichetti é professor de economia da FGV, com mestrado pela USP e doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela USP.
São mandatos que terminam agora dia 31 de dezembro.
Os nomes dos indicados foram levados ao presidente Lula, aprovados por ele, após conversas, também, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o do Senado Rodrigo Pacheco. As duas indicações ainda precisam passar por sabatina no Senado e ter o nome aprovado em plenário.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 30/10/2023 15:35:03. Última edição: 30/10/2023 15:35:03
Tags: Déficit Primário Arcabouço Fiscal Ministro Da Fazenda Meta Fiscal
Para o presidente do STF, o ponto prioritário da agenda de desenvolvimento deve ser o combate à pobreza no Brasil, um país onde 29% da população vivem em insegurança alimentar.
No acumulado desde janeiro, taxa apresenta deflação de 4,46%. Já na soma de 12 meses, o recuo alcança 4,57%. Preços de commodities pressionaram para cima os custos no atacado em outubro
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.