Economia

Haddad nega descompromisso do presidente Lula em relação à meta fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024, previsto no novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.

Foi a primeira reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024. Justamente o que prevê o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.

Haddad nega descompromisso do presidente Lula em relação à meta fiscal

E depois do encontro, o ministro esclareceu: não há nenhum descompromisso do presidente com relação à meta fiscal. Disse que Lula está preocupado e pediu apoio da equipe econômica, principalmente com relação à duas decisões da Justiça que geraram perda de arrecadação. São elas, a que trata da exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e Cofins e a que trata da subvenção de empresas – da ajuda para investimentos de empresas.

O ministro admitiu que a situação é desafiadora, mas que vai buscar, até o fim, o equilíbrio fiscal, inclusive com conversas com líderes no Congresso.

Haddad aproveitou a coletiva para divulgar dois indicados para novas diretorias do Banco Central. São eles: Paulo Pichetti, para a diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, e Rodrigo Teixeira, para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Pichetti é professor de economia da FGV, com mestrado pela USP e doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela USP.

São mandatos que terminam agora dia 31 de dezembro.

Os nomes dos indicados foram levados ao presidente Lula, aprovados por ele, após conversas, também, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o do Senado Rodrigo Pacheco. As duas indicações ainda precisam passar por sabatina no Senado e ter o nome aprovado em plenário.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 30/10/2023 15:35:03. Última edição: 30/10/2023 15:35:03

Tags: Déficit Primário Arcabouço Fiscal Ministro Da Fazenda Meta Fiscal

Leia também:

Pontos de desenvolvimento do Brasil estão na Constituição, diz Barroso

Pontos de desenvolvimento do Brasil estão na Constituição, diz Barroso

Para o presidente do STF, o ponto prioritário da agenda de desenvolvimento deve ser o combate à pobreza no Brasil, um país onde 29% da população vivem em insegurança alimentar.

Inflação do aluguel sobe 0,50% em outubro, mas está negativa no ano

Inflação do aluguel sobe 0,50% em outubro, mas está negativa no ano

No acumulado desde janeiro, taxa apresenta deflação de 4,46%. Já na soma de 12 meses, o recuo alcança 4,57%. Preços de commodities pressionaram para cima os custos no atacado em outubro

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi