Salário mínimo: parte da equipe econômica defende adiamento de aumento
A decisão final, no entanto, só deve sair após a negociação do Palácio do Planalto com as centrais sindicais.
Considerado prévia do PIB, índice teve alta no acumulado do ano
A atividade econômica brasileira registrou queda de 0,55% em novembro, na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados hoje (13) pelo Banco Central (BC). No acumulado do ano, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 3,26%.
© Marcello Casal Jr Agência Brasil
Na comparação com novembro do ano anterior, o IBC-Br apresentou crescimento de 1,65%. Em 12 meses, o índice registrou alta de 3,15%. Os dados são dessazonalizados, ou seja, desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.
De outubro para novembro, o índice calculado pelo BC passou de 143,85 pontos para 143,06 pontos na série dessazonalizada.
O ICB-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajudar o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano.
Segundo o Banco Central, o índice terminou o trimestre de 2022, encerrado em novembro, com queda 0,68%, isso na comparação com o trimestre anterior e considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o IBC-Br apresentou alta de 3,32%.
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 13/01/2023 11:05:09. Última edição: 13/01/2023 11:05:09
Tags: IBC-Br Banco Central Bc índice Prévia PIB
A decisão final, no entanto, só deve sair após a negociação do Palácio do Planalto com as centrais sindicais.
Maiores altas foram observadas no Paraná (8,5%) e Espírito Santo (7,6%). Outros estados com crescimento foram Ceará (4,3%), Mato Grosso (3,8%), e Bahia (3,5%).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.