Economia

IBGE: Volume de vendas fica estável em junho

As informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (09) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As vendas do comércio varejista ficaram estáveis em junho de 2023, frente a maio, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista apresentou alta de 1,3% frente a junho de 2022. As informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (09), pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Com o resultado, o comércio acumula queda de 0,3% na média móvel trimestral. Nos demais tipos de comparação temporal, no entanto, o setor apresenta altas de 1,3% na comparação com junho do ano passado e no acumulado do primeiro semestre e, de 0,9%, no acumulado de 12 meses. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que o desempenho no semestre foi perdendo ritmo após janeiro.

O setor está 3% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, no período pré-pandemia de covid-19, mas 3,3% abaixo do patamar mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2020. A atividade com a maior alta de maio para junho foi a de tecidos, vestuário e calçados, que cresceu 1,4%. Por outro lado, a que mais teve queda foi a de equipamentos e material para escritório informática e comunicação, que fechou o mês com - 3,7%.

A receita do varejo subiu 0,5% na comparação com maio deste ano, 0,6% em relação a junho de 2022, 4,6% no acumulado do semestre e 8,2% no acumulado de 12 meses. O varejo ampliado, que também inclui os materiais de construção e veículos e peças, cresceu 1,2% de maio para junho, com destaque para as vendas de veículos e motos, partes e peças, com alta de 8,5%. Os materiais de construção recuaram 0,3%.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Aline Cordeiro - 09/08/2023 16:15:03. Última edição: 09/08/2023 16:15:03

Tags: IBGE Vendas Comércio

Leia também:

Dividendos pagos pela Petrobras no 1º semestre superam concorrentes

Dividendos pagos pela Petrobras no 1º semestre superam concorrentes

Mesmo com a menor receita entre seis das maiores petroleiras do mundo com ações negociadas em bolsa de valores, Petrobras foi a que mais pagou dividendos no primeiro semestre de 2023.

Presentes para o Dia dos Pais sobem mais que a média da inflação

Presentes para o Dia dos Pais sobem mais que a média da inflação

Entre os itens mais caros neste Dia dos Pais estão perfumes (8,3%), livros (8,3%), cinema (5,6%), roupas (5,5%), restaurante (5,3%) e relógios (4,2%).

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi