Economia

IGP-M sobe 0,21% em janeiro e acumula alta de 3,79% em 12 meses

A taxa costuma ser o indexador dos aluguéis residenciais, o que significa que contratos com atualização prevista para este mês devem ser reajustados com esse valor acumulado.

O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,21% em janeiro, após ter registrado alta de 0,45% no mês anterior.

Com este resultado, o indicador de inflação acumula alta de 3,79% em 12 meses. A taxa costuma ser o indexador dos aluguéis residenciais, o que significa que contratos com atualização prevista para este mês devem ser reajustados com esse valor acumulado.

A quantia agora é bem inferior à verificada em janeiro do ano passado, quando se aproximou de 17%. O IGP-M é composto por três subíndices e dois deles tiveram aceleração em janeiro: o Índice de Preços ao Consumidor e o Índice Nacional de Custo da Construção.

O IPC, que mede a inflação no varejo subiu 0,61%, influenciado pelo aumento de preços em cinco das oito classes de despesa.

O destaque é o grupo Educação, Leitura e Recreação, que avançou 2,04%, após o aumento esperado dos cursos formais, que estão aplicando os reajustes previstos para o novo ano letivo. Já o INCC variou 0,32%, puxado pelo aumento do custo da mão de obra e dos serviços.

O único componente do IGP-M que subiu menos este mês do que no anterior, foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que calcula as varições de preços nas transações entre empresas. Em janeiro, o IPA subiu 0,10, influenciado principalmente pelas matérias-primas brutas, que subiram menos, e pelo grupos dos bens intermediários que tiveram deflação de 1.06%.
 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 30/01/2023 17:25:01. Última edição: 30/01/2023 17:25:01

Tags: IGPM Aluguel Índice Reajuste

Leia também:

Americanas: sindicatos pedem participação de governo em negociação

Miguel Torres, da Força Sindical, disse que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o ministério vai seguir acompanhando a recuperação judicial da empresa, para monitorar a situação dos empregados e a preservação dos empregos.

Haddad diz que Congresso deve voltar a abraçar reforma tributária

Haddad diz que Congresso deve voltar a abraçar reforma tributária

Segundo o ministro da Fazenda, o tema deve retornar ao debate após eleições para as presidências do Senado e da Câmara Federal.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi