Economia

IGP-M tem alta de 0,59% em novembro

O acumulado no ano, no entanto, apresenta recuo do índice

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador usado para o reajuste de aluguéis, registrou uma variação de 0,59% em novembro.

IGP-M tem alta de 0,59% em novembro

Apesar do aumento em relação a outubro, o índice acumula um recuo de 3,89% ao ano e queda de 3,46% nos últimos 12 meses. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De acordo com o coordenador do índice de preços da FGV, André Braz, o resultado de novembro foi influenciado pelo aumento nos preços de commodities, matérias primas básicas, ao produtor, com destaque para os preços do farelo de soja e do café em grão. Outro destaque foi a alta do óleo diesel, com uma elevação de 6,56%. 

O IGP-M é formado a partir de três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os custos no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento dos preços para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção.  

O Índice de Preços ao Produtor Amplo registrou aumento de 0,71% em novembro e o índice de Preços ao consumidor teve alta de 0,42% no mês, com maior contribuição do grupo Alimentação, em especial o item Hortaliças e Legumes (7,58%). O Índice Nacional de Custo da Construção subiu 0,1% em novembro.

Agência Brasil / Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela - 29/11/2023 12:05:02. Última edição: 29/11/2023 12:05:02

Tags: IGP-M Inflação

Leia também:

IGP-M registra inflação de 0,59% em novembro, aponta FGV

IGP-M registra inflação de 0,59% em novembro, aponta FGV

Em novembro do ano passado, o indicador havia registrado deflação (queda de preços) de 0,56%. Com o resultado, o IGP-M acumula deflação de 3,89% no ano e de 3,46% em 12 meses.

Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022

Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022

Pesquisa evidencia, pela primeira vez, impactos da covid-19 na expectativa de vida do brasileiro, porque números de 2020 (76,8 anos) e de 2021 (77 anos) não consideravam mortes causadas pela doença.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi