Economia

Inadimplência é recorde entre os mais pobres, diz CNC

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou, nesta terça-feira, dados sobre endividamento e inadimplência do consumidor em novembro.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou, nesta terça-feira, dados sobre endividamento e inadimplência do consumidor em novembro. Entre os mais pobres, a inadimplência foi a maior da série histórica. E o público feminino é, atualmente, o maior devedor: 80,7% tinham dívidas no mês passado. 

Segundo a CNC, o levantamento aponta que 30,3% das famílias brasileiras têm alguma dívida em atraso. Dos consumidores com até 10 salários mínimos de renda mensal, 34,1% atrasaram o pagamento das contas, a maior proporção da série histórica iniciada em 2010.

 O número de consumidores com mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas chegou a 21,6% do total de endividados em novembro. A economista Izis Ferreira aponta que moderar o uso do cartão de crédito é uma das dicas para prevenir endividamentos.

O superendividamento aumentou especialmente entre os consumidores com mais de 35 anos, que passaram de 16% para mais de 19% em um ano.

O volume dos atrasos na quitação de dívidas por mais de 90 dias piorou em novembro. Dos inadimplentes, 42,5% estão atrasados há mais de três meses.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / GT Passos - 07/12/2022 09:51:23. Última edição: 07/12/2022 09:51:23

Tags: CNC Endividamento Inadimplência Economia

Leia também:

Petrobras anuncia que diminuirá preço de venda do diesel e da gasolina

A Petrobras anunciou que vai diminuir o preço médio de venda do diesel e da gasolina para as distribuidoras a partir desta quarta-feira.

Relatórios do Orçamento de 2023 serão analisados na CMO nesta semana

Relatórios do Orçamento de 2023 serão analisados na CMO nesta semana

A votação está prevista dia 16 de dezembro, em reunião conjunta do Congresso Nacional. O parecer final é do relator-geral senador Marcelo Castro (MDB-PI).

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi