Economia

Indicado pelo Brasil, Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Mandato no Banco Interamericano de Desenvolvimento dura cinco anos

Indicado pelo governo brasileiro, Ilan Goldfajn foi eleito hoje (20) presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Goldfajn vai substituir o norte-americano Mauricio Claver-Carone.

Indicado pelo Brasil, Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

Goldfajn será o sétimo presidente do BID e o primeiro indicado pelo Brasil. Ele segue Reina Irene Mejía Chacón (2022); Mauricio Claver-Carone (2020-2022); Luis Alberto Moreno (2005-2020); Enrique Iglesias (1988-2005); Antonio Ortiz Mena (1971-1988); e Felipe Herrera (1960-1971).

De acordo com o BID, como presidente, Goldfajn supervisionará as operações e a administração do banco, que trabalha com o setor público da América Latina e do Caribe. Ele vai presidir o Conselho de Diretores Executivos do BID e o Conselho de Diretores Executivos do BID Invest, que trabalha com o setor privado da região. Também presidirá o Comitê de Doadores do BID Lab, o laboratório do banco para projetos inovadores de desenvolvimento.

O presidente do BID, que conta com 48 países membros, é eleito para um mandato de cinco anos. Além do Brasil, outros quatro países – Argentina, Trinidad e Tobago, México e Chile – tinham  indicado candidatos para a presidência do banco.

Ex-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn comandou o Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019. Entre 2000 e 2003, foi diretor de Política Econômica da mesma instituição.

A eleição no BID ocorre após a saída do norte-americano Mauricio Clavier-Carone. Indicado para presidir a instituição pelo ex-presidente Donald Trump. Ele foi destituído em assembleia, no dia 26 de setembro, sob a acusação de relações íntimas com uma funcionária e de retaliar funcionários que denunciaram a relação. O banco está sob comando temporário da hondurenha Reina Irene Mejía, vice-presidente do organismo.

*Com informações da Reuters
Matéria ampliada às 17h13 para incluir o segundo e terceiro parágrafos

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil* - São Paulo / Edição: Denise Griesinger - 20/11/2022 18:12:23. Última edição: 20/11/2022 18:12:23

Tags: BID Presidência Eleição Ilan Goldfajn Economia Ministério Da Economia

Leia também:

Ministério: eleição de Goldfajn para BID traz reconhecimento ao Brasil

Ministério: eleição de Goldfajn para BID traz reconhecimento ao Brasil

Gestão do brasileiro terá três eixos: melhoria de infraestrutura física e digital; combate à pobreza; e combate à mudança climática e proteção da biodiversidade.

IBGE aponta desaceleração no IPC-S em quatro de sete capitais

Os dados, divulgados nesta quinta-feira, apontam desaceleração no ritmo de alta em Brasília, Recife, Porto Alegre e no Rio de Janeiro, onde o índice passou de 0,56% na primeira quadrissemana para 0,47% na segunda.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi