Economia

Índice de variação de aluguéis cai 0,02% em setembro, diz FGV

Ivar avalia preço nas capitais paulista, mineira, fluminense e gaúcha.

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais caiu 0,02% em setembro, o que representa uma desaceleração frente à taxa mensal de 1,76%, registrada no mês anterior. Com o resultado, o acumulado em 12 meses passou de 10,41% em agosto para 11,37 em setembro. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas.

Economista da FGV, o coordenador do IPC Brasil Paulo Picchetti aposta em uma desaceleração dos aumentos dos aluguéis  até o final do ano. Picchetti explica ainda o significado dessa queda nos aluguéis.

O  Índice de Variação de Aluguéis Residenciais é calculado com base nos preços praticados pelo setor em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As taxas interanuais - medidas entre setembro de 2021 e setembro deste ano, aceleraram em  para todas as cidades. Em São Paulo o aumento médio na renovação anual dos contratos pulou de 10,53% para 11,32. No Rio de Janeiro, esse aumento passou de 11,34 para 12,57%, na mesma base de comparação.

Já Belo Horizonte foi a cidade que registrou a maior variação: de 12,61% para 15,09, enquanto a menor diferença nos valores foi verificada em Porto Alegre: de 8,32, em 2021, para 8,50% agora.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 07/10/2022 16:03:53. Última edição: 07/10/2022 16:03:53

Tags: Aluguel Índice Índice De Variação De Aluguéis

Leia também:

Concentração de bancos cai no Brasil, mas custo do crédito cresce

Já o total de empréstimos realizados cresceu 18% em 2021, maior taxa de crescimento da série histórica iniciada em 2011. Os dados foram divulgados pelo Banco Central.

Caixa Econômica lança campanha Você no Azul

Os brasileiros e as empresas nacionais com dívidas ativas vão poder negociar o saldo devedor com descontos.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi