Economia

Índice de variação dos aluguéis sobe 0,97% em março

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) desacelerou para 0,97% em março, ante a taxa de 1,06% registrada no mês anterior. Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,73% em fevereiro para 8,90% em março. Os dados divulgados nesta quarta-feira (5), pela Fundação Getúlio Vargas, apontam que, entre o segundo e o terceiro mês do ano (à exceção de Porto Alegre, que acelerou sua taxa de -4,71% para -1,67%), o aluguel residencial caiu em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horiz

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) desacelerou para 0,97% em março, ante a taxa de 1,06% registrada no mês anterior. Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,73% em fevereiro para 8,90% em março.

Os dados divulgados nesta quarta-feira (5), pela Fundação Getúlio Vargas, apontam que, entre o segundo e o terceiro mês do ano (à exceção de Porto Alegre, que acelerou sua taxa de -4,71% para -1,67%), o aluguel residencial caiu em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na avaliação do economista da FGV, Paulo Pichetti, a taxa do indicador acumulada nos últimos 12 meses mostra que os aluguéis residenciais estão recompondo os valores reais que tinham antes da pandemia, quando várias renegociações acabaram deixando os aluguéis mais baratos:

"Essa recomposição ainda deve durar um tempo, mas ela não representa uma perspectiva de aceleração do índice para o restante do ano. Na própria esteira da redução do IPCA, que se tornou um dos principais indexadores dos contratos de aluguel residencial, e da própria desaceleração do nível de atividade esperado para a economia brasileira, os reajustes de aluguéis, nos próximos meses, devem tender a uma estabilidade, e levá-los mais próximos para a taxa de inflação".

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 05/04/2023 11:10:02. Última edição: 05/04/2023 11:10:02

Tags: IVAR Aluguel Residencial FGV

Leia também:

Governo adia entrega do novo arcabouço fiscal para a próxima semana

A equipe econômica aproveita o feriado para fazer os ajustes finais e trabalha com a data limite de 14 de abril, um dia antes do envio do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Haddad discute com Campos Neto parcelamento de dívidas pelo Pix

Haddad discute com Campos Neto parcelamento de dívidas pelo Pix

Ministro da Fazenda também afirmou que texto da Medida Provisória do programa Desenrola, que renegociará dívidas, está pronta. Sistema a ser usado no programa é a pendência.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi