Haddad: parcerias com setor privado ajudarão nas metas de saneamento
Para ministro da Fazenda, novo marco das Parcerias Público-Privadas (PPP) vai facilitar investimentos no setor. Marco será lançado após viagem de Lula à China.
A pesquisa, do Observatório Itaú Cultural, mostra que o Produto Interno Bruto da Cultura, chamado de PIB Ecic, ou seja, a soma de todas as riquezas geradas pela área cultural, foi maior que a riqueza gerada pela indústria de automotivos
A cultura e a indústria criativa no país geraram mais riqueza em 2020 do que a indústria de automóveis.
A informação é de um estudo inédito do Observatório Itaú Cultural.
A pesquisa mostra que o Produto Interno Bruto da Cultura, chamado de PIB Ecic, ou seja, a soma de todas as riquezas geradas pela área cultural, foi maior que a riqueza gerada pela indústria de automotivos.
Em 2020, o PIB Ecic foi de 3,11% enquanto o PIB da indústria dos automóveis foi de 2 %. Ou seja, a cultura contribuiu mais pra riqueza do país em 2020 do que o setor de veículos.
O Observatório também identificou que, em geral, a média do PIB Ecic entre 2012 e 2020 foi de 2,63%. E o setor passou de 2,37% em 2018, para 3,11% em 2020; ou seja, um aumento de 0,74 pontos percentuais.
Segundo o Observatório Itaú Cultural, o ganho de relevância do setor nos últimos anos, combinado a uma tendência de maior demanda pelos produtos de cultura, mostra que esse setor tem potencial para impulsionar a atividade econômica.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 10/04/2023 20:20:01. Última edição: 10/04/2023 20:20:01
Tags: Indústria Criativa Pib Ecic PIB Cultura
Para ministro da Fazenda, novo marco das Parcerias Público-Privadas (PPP) vai facilitar investimentos no setor. Marco será lançado após viagem de Lula à China.
Segundo a Caixa Econômica Federal, aumento será feito após mais de três anos sem elevação dos preços. Foram reajustadas seis modalidades de jogos: Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania e Dia de Sorte.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.