Eduardo Braga será o relator da reforma tributária no Senado
O nome foi confirmado nesta terça-feira (11), pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que está otimista com a aprovação da matéria.
Depois de uma alta de 0,23% em maio, a inflação oficial do país caiu em junho e registrou taxa negativa de -0,08%. Foi a primeira queda do ano e a menor variação para o mês de desde 2017.
Depois de uma alta de 0,23% em maio, a inflação oficial do país caiu em junho e registrou taxa negativa de -0,08%. Foi a primeira queda do ano e a menor variação para o mês de desde 2017, quando o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em -0,23%.
De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE, os grupos Alimentação e Bebidas; e Transportes foram os que mais contribuíram para o resultado do mês de junho.
O analista da pesquisa, André Almeida, explicou que estes dois grupos são os mais pesados dentro da cesta de consumo das famílias e, juntos, representam cerca de 42% do IPCA.
Também registraram quedas os grupos Artigos de Residência e Comunicação.
No lado das altas ficaram os grupos Habitação, Educação, Saúde e Cuidados Pessoais e Despesas Pessoais.
No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 3,16%, abaixo dos 3,94% observados em igual período imediatamente anterior. Em junho de 2022, a variação havia sido de 0,67%.
Já o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação para as famílias que ganham até 8 salários mínimos por mês, teve queda de 0,10% em junho. O recuo foi influenciado pela desaceleração nos preços dos alimentos.
Em maio, o indicador registrou alta de 0,36%
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Santos / Alessandra Esteves - 11/07/2023 16:40:02. Última edição: 11/07/2023 16:40:02
Tags: Inflação IPCA Alimentos Preços Queda
O nome foi confirmado nesta terça-feira (11), pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que está otimista com a aprovação da matéria.
Vendas registraram aumento em relação ao mesmo período do ano passado, de 26% na gasolina, 2,9% no diesel S10 e 5,7% no querosene de aviação, diz empresa.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.