Economia

Inflação de março sobe 0,71%

O aumento foi puxado pela alta da gasolina

Puxado pela alta da gasolina, o Índice de Preços ao Consumidor  Amplo (IPCA) ficou em 0,71% em março, abaixo do índice registrado em fevereiro, que foi de 0,84%. Com isso, o IPCA, considerado a inflação oficial dopaís, acumula, nesse primeiro trimestre de 2023, alta de 2,09%. E nos últimos 12 meses, 4,65%, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

Inflação de março sobe 0,71%
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

 

Oito dos nove grupos pesquisados tiveram alta no mês de março. O maior impacto e a maior variação vieram do grupo Transportes, consequência, principalmente, da alta de 8,33% da gasolina.

 

Na sequência, vieram os grupos Saúde e Cuidados Pessoais e Habitação, que desaceleraram em relação ao mês anterior, como explicou o analista da pesquisa, André Almeida.

Único dos nove grupos pesquisados a mostrar variação negativa em março foi Artigos de residência, como TVs e computadores pessoais.

 

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que é usado como referência para reajustes do salário mínimo, teve alta de 0,64% em março. Com isso, o INPC acumula alta de 1,88%  no ano e de 4,36% nos últimos 12 meses.

Agência Brasil / Por Solimar Santos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 11/04/2023 12:40:06. Última edição: 11/04/2023 12:40:06

Tags: Infação IPCA

Leia também:

INPC desacelera em março, mas sobe 0,64%, revela pesquisa

INPC desacelera em março, mas sobe 0,64%, revela pesquisa

O INPC acumula no ano elevação de 1,88% e, nos últimos 12 meses, de 4,36%. Esse resultado é menor do que os 5,47% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Inflação oficial sobe 0,71% em março, diz IBGE

Inflação oficial sobe 0,71% em março, diz IBGE

Com alta de 8,33%, a gasolina representou maior impacto no índice. Para analista, volta da cobrança de impostos federais no início do mês foi motivo da elevação.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi