Economia

Inflação oficial fica em 0,53% em janeiro, com quarta alta consecutiva

Alta foi menor do que a registrada em dezembro e em janeiro do ano passado. Nos últimos 12 meses acumulados, os preços subiram 5,77%, o que também está abaixo da taxa verificada no período anterior.

A inflação oficial do país ficou em 0,53% em janeiro, de acordo com a medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, feita pelo IBGE. Esta é a quarta subida de preços seguida, mas ela foi menor do que a registrada em dezembro e em janeiro do ano passado. Nos últimos 12 meses acumulados, os preços subiram 5,77%, o que também está abaixo da taxa verificada no período anterior. A maior contribuição para o aumento, de acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, foi dada pelos alimentos e bebidas, que ficaram 0,59% mais caros. 

Em segundo lugar, os itens do grupo Transportes subiram 0,55%, puxados pela alta da gasolina, dos custos de emplacamento e licença, e dos automóveis novos. De acordo com o gerente da pesquisa, apenas um grupo de produtos ou serviço teve deflação em janeiro.

O IBGE também divulgou nesta quinta-feira (9), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação oficial dos produtos e serviços consumidos por famílias de menor renda. Em janeiro, o INPC subiu 0,46%, acumulando alta de 5,71% nos últimos 12 meses. 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 09/02/2023 12:25:03. Última edição: 09/02/2023 12:25:03

Tags: IPCA Inflação INPC

Leia também:

Inflação oficial fica em 0,53% em janeiro, diz IBGE

Inflação oficial fica em 0,53% em janeiro, diz IBGE

Com o resultado, o IPCA acumula inflação de 5,77% em 12 meses, abaixo dos 5,79% observadas nos 12 meses imediatamente anteriores, informou o IBGE.

Governo retoma consignado do Bolsa Família com novas regras

Governo retoma consignado do Bolsa Família com novas regras

Em janeiro, a Caixa anunciou suspensão da oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família. Banco disse que o produto passaria por uma “revisão completa”.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi