O objetivo é oferecer mais proteção aos consumidores no abastecimento de combustível.
Foi apresentada nesta quinta-feira (6), no Ipem-SP, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, uma nova bomba medidora de combustível, projetada para dificultar fraudes eletrônicas. O objetivo é oferecer mais proteção aos consumidores no abastecimento de combustível.
O equipamento traz como novidade a assinatura digital criptografada das informações entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada, para conexão de sistemas periféricos do posto, e uma porta de comunicação bluetooth, para que o consumidor verifique o abastecimento.
Stelmo Carneiro, executivo da empresa Dover Fueling Solution, que fabrica a nova bomba medidora de combustíveis, comenta sobre o artefato lançado nesta quinta-feira.
Segundo dados apurados na Operação Olhos de Lince, de combate a fraudes na venda de combustível, o Ipem paulista fiscalizou 45 postos no estado, de janeiro a maio deste ano. No período, foram reprovadas quase metade do total, e que resultou em mais de 300 multas aplicadas.
No ano passado, o Ipem paulista apurou irregularidades em 15% das bombas verificadas. Já em 2021 houve ainda mais fraudes - 25% do total - o que equivale a uma em cada quatro bombas de combustível.
A troca das bombas pelos modelos com a nova tecnologia não vai acontecer em todos os locais imediatamente. Quem explica é o superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson.
Lembrando que o consumidor que se sentir prejudicado ao abastecer o veículo, pode denunciar diretamente ao Ipem-SP, através da ouvidoria, no site do instituto. O endereço é www.ipem.sp.gov.br.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 06/07/2023 16:20:03. Última edição: 06/07/2023 16:20:03