Novo arcabouço fiscal considerará superávit e dívida, diz Alckmin
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, a nova regra deverá ser encaminhada em até dois meses ao Congresso.
A taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês. Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês.
A taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS vai cair. A decisão foi tomada nesta segunda-feira.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniu nesta segunda-feira (13) com aposentados, pensionistas, trabalhadores e empregadores, todos membros do Conselho Nacional da Previdência Social.
O órgão, além de outras funções, define o teto dos juros cobrados nas operações de cartão de crédito e de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
Na reunião, presidida pelo ministro Lupi, ficou definido que a taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês.
Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês. O ministro Carlos Lupi comentou a decisão.
A redução dos juros do consignado e do cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS atende também a um pedido da Força Sindical. Na última sexta-feira, a entidade já havia publicado nota cobrando a queda dos índices das duas taxas, que considera perversas e abusivas. Isso porque as instituições de crédito assumem risco baixo e com muitas garantias, já que no consignado, os descontos são feitos direto na folha de pagamento dos segurados do INSS.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 13/03/2023 20:20:02. Última edição: 13/03/2023 20:20:02
Tags: Juros Consignado INSS Aposentados Pensionistas
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, a nova regra deverá ser encaminhada em até dois meses ao Congresso.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a diminuição beneficiará cerca de 8 milhões de cidadãos com empréstimos descontados diretamente na folha de pagamento.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.