Economia

Juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS devem cair

A taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês. Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês.

A taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS vai cair. A decisão foi tomada nesta segunda-feira.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniu nesta segunda-feira (13) com aposentados, pensionistas, trabalhadores e empregadores, todos membros do Conselho Nacional da Previdência Social.

O órgão, além de outras funções, define o teto dos juros cobrados nas operações de cartão de crédito e de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

Na reunião, presidida pelo ministro Lupi, ficou definido que a taxa máxima para esse tipo de empréstimo vai cair dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês.

Já as operações de cartão de crédito tiveram a taxa reduzida de 3,9% para 2,65% ao mês. O ministro Carlos Lupi comentou a decisão.

A redução dos juros do consignado e do cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS atende também a um pedido da Força Sindical. Na última sexta-feira, a entidade já havia publicado nota cobrando a queda dos índices das duas taxas, que considera perversas e abusivas. Isso porque as instituições de crédito assumem risco baixo e com muitas garantias, já que no consignado, os descontos são feitos direto na folha de pagamento dos segurados do INSS.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 13/03/2023 20:20:02. Última edição: 13/03/2023 20:20:02

Tags: Juros Consignado INSS Aposentados Pensionistas

Leia também:

Novo arcabouço fiscal considerará superávit e dívida, diz Alckmin

Novo arcabouço fiscal considerará superávit e dívida, diz Alckmin

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, a nova regra deverá ser encaminhada em até dois meses ao Congresso.

Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a diminuição beneficiará cerca de 8 milhões de cidadãos com empréstimos descontados diretamente na folha de pagamento.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi