Economia

Levantamento mostra que mulheres têm mais dívidas do que os homens

De acordo com a pesquisa da CNC, mais de 86% das endividadas têm débitos no cartão e 19% delas ainda precisam quitar carnês de lojas. Além disso, as mulheres também tomam mais empréstimos consignados.

Quase 80% das mulheres brasileiras estavam endividadas no mês de fevereiro, de acordo com levantamento da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A proporção é 1,1% maior do que a de janeiro.

Já entre os homens, o endividamento caiu para 72,2%. Além disso, a pesquisa mostra que as mulheres são maioria entre os consumidores com dívidas atrasadas, mas enquanto elas levam cerca de 62 dias para quitar seus débitos, eles demoram 63,5 em média.

A economista da CNC, Izis Ferreira, explica que as desigualdades de gênero também estão na raiz do maior endividamento feminino.

Iziz ressalta ainda que muitos lares brasileiros são chefiados por mulheres e o cartão de crédito, apesar de ter os maiores juros, é a forma mais fácil de esticar o orçamento doméstico.

De acordo com a pesquisa, mais de 86% das endividadas têm débitos no cartão e 19% delas ainda precisam quitar carnês de lojas. Além disso, as mulheres também tomam mais empréstimos consignados.

Já os homens superam as mulheres em dívidas como cheque especial e financiamento de casa e carro.

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 08/03/2023 16:30:02. Última edição: 08/03/2023 16:30:02

Tags: Dia Internacional Das Mulheres Endividamento Mulheres Dívidas

Leia também:

Receita antecipa para esta quinta liberação do programa do IR 2023

Receita antecipa para esta quinta liberação do programa do IR 2023

Prazo de entrega da declaração não foi alterado e continua de 15 de março a 31 de maio. O que muda é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmiti-la ao Fisco.

Mulheres ocuparam um terço dos cargos de gestão na indústria em 2021

Isso é o que aponta um levantamento da CNI - confederação nacional da indústria. Esse número cresceu: saindo de 24% em 2008 para 31% em 2021.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi