Economia

Mais de um terço dos bares e restaurantes pretendem abrir contratações

A informação está numa pesquisa da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, feita entre o final de outubro e o início de novembro. De acordo com a entidade, bares e restaurantes já se preparam para reforçar as equipes de olho nas festas de fim de ano e no verão.

Mais de um terço dos bares e restaurantes pretendem contratar até o final do ano.

Mais de um terço dos bares e restaurantes pretendem abrir contratações

A informação está numa pesquisa da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, feita entre o final de outubro e o início de novembro.

De acordo com a entidade, bares e restaurantes já se preparam para reforçar as equipes de olho nas festas de fim de ano e no verão.  O estudo da Abrasel mostra que 35% dos empresários pretendem contratar funcionários até o fim de 2023. E a justificativa para a maioria deles é o aumento esperado de demanda. Outros querem atender necessidades de gestão e planos de expansão com novas filiais.

A pesquisa mostra ainda que os cargos de nível inicial são os que possuem maior número de vagas abertas. E as posições mais procuradas são auxiliar de cozinha, garçom e atendente. Já as vagas mais difíceis de preencher são de gerentes, salgadeiros e doceiros, sushiman e pizzaiolo.

O estudo também mostra que 58% dos empresários querem manter o quadro atual de funcionários; e 7% querem demitir.

Quando o assunto é preço, a maioria não fez reajustes ou reajustou abaixo da inflação dos últimos 12 meses. Já 42% corrigiram os preços pela inflação ou acima dela.

Os resultados da pesquisa também mostram que em setembro 1/3 das empresas tiveram lucro. Mas, 2/3 não registraram lucro ou amargaram prejuízo. Cenário igual ao de agosto.

Queda nas vendas e dívidas com empréstimos bancários por causa da pandemia são, segundo o estudo, os principais fatores para o prejuízo. E 40% das empresas disseram ainda ter outras dívidas como impostos federais, estaduais, encargos trabalhistas, serviços públicos e fornecedores. Segundo a Abrasel, o desempenho financeiro do setor é desafiador. Mas, as festas de fim de ano e o verão trazem otimismo aos empresários.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 13/11/2023 20:05:02. Última edição: 13/11/2023 20:05:02

Tags: Abrasel Vagas Restaurantes Bares

Leia também:

Pesquisa mostra que 35% de bares e restaurantes pretendem contratar

Pesquisa mostra que 35% de bares e restaurantes pretendem contratar

Reforço para que os estabelecimentos deem conta das demandas nesta época do ano, com Natal e ano novo, é um dos motivos para ampliação do quadro de funcionários.

CNC prevê aumento nas vagas de empregos temporários para o Natal

CNC prevê aumento nas vagas de empregos temporários para o Natal

A estimativa é de contratação de quase 110 mil trabalhadores temporários, esse número representa a maior oferta para o período desde 2013, quando foram abertas pouco mais de 115 mil vagas.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi