Economia

Mercado reduz previsão de inflação para este ano, aponta Boletim Focus

Informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (31)

O mercado reduziu a previsão de inflação para este ano. A informação está no Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (31). 

Segundo o documento, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 4,84% em 2023, contra os 4,9% do último boletim na semana passada. 

A nova previsão desta semana ainda está acima do teto da meta definido pelo Ministério da Fazenda, que é de 4,75%. 

Já para o ano que vem a previsão ficou em 3,89%. E para 2025 e 2026, 3,5% para os dois anos, mais próximas do centro da meta, que é de 3,25%. 

O mercado prevê também que para o final do ano a Selic, a taxa básica de juros da economia, estará em 12% ao ano, portanto, abaixo dos atuais 13,75%. 

A Selic é definida pelo próprio Banco Central. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 31/07/2023 18:50:04. Última edição: 31/07/2023 18:50:04

Tags: Boletim Focus Previsão De Inflação Banco Central

Leia também:

Novas regras para compras na internet começam a valer nesta terça

A partir de terça, as empresas internacionais poderão realizar vendas de até U$ 50 para pessoas físicas com o imposto federal de importação zerado. A medida vale para compras transportadas pelos Correios, empresas de correspondência internacional ou empresas de encomenda aérea internacional.

Tempo de liberação de cargas aéreas internacionais cairá 80%

Tempo de liberação de cargas aéreas internacionais cairá 80%

Novo modelo deve diminuir em 90% a intervenção humana no fluxo de produtos. Sistema será adotado por todos os aeroportos internacionais na quarta-feira.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi