Economia

Ministra Luciana Santos afirma que atual taxa de juros é inaceitável

Ela defende que o Bacen pratique juros mais competitivos

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou nessa segunda-feira que a atual taxa de juros do Banco Central é inaceitável e que não há justificativa para sua manutenção pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

A ministra fez essas declarações durante palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Luciana Santos destacou a importância de se praticar juros competitivos, citando como exemplo a redução para 2% da Taxa Referencial para empréstimos concedidos pela Finep, com recursos do FNDCT, Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.   

Em entrevista a jornalistas ao final da palestra, a ministra afirmou que está em tratativas com o ministro da Fazenda,  Fernando Haddad, para tentar aumentar os patamares da parte não reembolsável do FNDCT e os recursos discricionários do Ministério.  

Luciana Santos também comentou sobre os rumores de trocas em ministérios e negou qualquer interlocução sobre impacto no Ministério da Ciência e Tecnologia.  

A ministra ressaltou que o PCDdoB é um aliado histórico do Partido dos Trabalhadores, e que a legenda tem uma contribuição efetiva a dar nesse momento de retomada do País.  

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 31/07/2023 21:40:03. Última edição: 31/07/2023 21:40:03

Tags: Taxa De Juros Selic

Leia também:

Aeroportos começam a operar com novo sistema de controle de cargas

Segundo o secretário da Receita, a importação via aérea representou 17% dos 270 bilhões de dólares importados pelo país no ano passado. E a expectativa é de que isso dobre nos próximos dois anos.

FMI prevê crescimento de 2,1% da economia brasileira neste ano

Segundo o Ministério da Fazenda, o governo brasileiro considera conservadoras as estimativas do Fundo Monetário Internacional, que estão abaixo da mediana das estimativas de mercado.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi