A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou nessa segunda-feira que a atual taxa de juros do Banco Central é inaceitável e que não há justificativa para sua manutenção pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
A ministra fez essas declarações durante palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Luciana Santos destacou a importância de se praticar juros competitivos, citando como exemplo a redução para 2% da Taxa Referencial para empréstimos concedidos pela Finep, com recursos do FNDCT, Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Em entrevista a jornalistas ao final da palestra, a ministra afirmou que está em tratativas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tentar aumentar os patamares da parte não reembolsável do FNDCT e os recursos discricionários do Ministério.
Luciana Santos também comentou sobre os rumores de trocas em ministérios e negou qualquer interlocução sobre impacto no Ministério da Ciência e Tecnologia.
A ministra ressaltou que o PCDdoB é um aliado histórico do Partido dos Trabalhadores, e que a legenda tem uma contribuição efetiva a dar nesse momento de retomada do País.
Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 31/07/2023 21:40:03. Última edição: 31/07/2023 21:40:03