A gigante asiática BYD vai produzir veículos de passeio e caminhões elétricos no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, além de fabricar carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos.
A empresa chinesa BYD lançou nesta segunda-feira (3) a pedra fundamental do complexo fabril que vai produzir veículos de passeio e caminhões elétricos no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A gigante asiática também vai fabricar carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos.
O investimento da fabricante chinesa será de R$ 3 bilhões, com estimativa de geração de 5 mil empregos. O lançamento da pedra fundamental teve a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, de ministros, parlamentares e do fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu.
Em entrevista à Rádio Metrópole, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues comentou que a produção de veículos chineses pode aproveitar a estrutura da antiga fábrica da Ford, que encerrou as atividades em 2021, e começar a operar em menos de um ano.
A BYD já possui duas unidades em São Paulo e uma em Manaus, para fabricação de chassis e baterias. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, no mês passado, a empresa assumiu a liderança em veículos eletrificados emplacados no Brasil. Foram mais de 2.100 veículos registrados.
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Nos oito primeiros meses do ano, o fluxo total de comércio entre os dois países superou a casa dos US$ 100 bilhões. O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou que a entrada da empresa chinesa também contribui com a tecnologia nacional.
Na tarde desta segunda-feira, Alckmin acompanha o início da expansão da fábrica de pneus Bridgestone, também no Polo Industrial de Camaçari. Ele visita também o Cimatec Park, um campus de quatro milhões de metros quadrados, criado para abrigar universidades parceiras, centros de pesquisa e startups.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 09/10/2023 14:15:02. Última edição: 09/10/2023 14:15:02