Economia

MPCE autua bancos por falta de informação sobre pacotes

As autuações feitas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Ceará entre os dias 28 de junho e 3 de julho, em 18 agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Nordeste e Bradesco, em Fortaleza.

O Ministério Público do Ceará autuou 18 bancos de Fortaleza por não oferecerem informações sobre pacotes de serviços e tarifas 

As autuações feitas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Ceará entre os dias 28 de junho e 3 de julho, em 18 agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Nordeste e Bradesco, em Fortaleza.

As instituições bancárias têm agora 20 dias para apresentarem suas defesas. Essas autuações são referentes a falhas na divulgação de informações sobre os pacotes de serviços e tarifas correspondentes, em especial a ausência de divulgação da tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é proibida, o chamado pacote essencial de serviços.  

As fiscalizações feitas pelo MP do Ceará ocorreram após o órgão receber um grande número de reclamações de clientes dos bancos que tiveram dificuldade em aderir a este pacote essencial de serviços, mesmo quando o consumidor expressa a vontade de contratar o serviço.

Uma resolução do Banco Central de 2010 destaca os serviços bancários essenciais que não devem ser cobrados, entre eles, o fornecimento de cartão com função débito e segunda via, exceto em casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outros; por mês o cliente também tem direito a ter de graça o fornecimento de dez folhas de cheques, respeitados alguns requisitos exigidos; realização de até quatro saques, em guichês de caixa, inclusive por meio de cheque, ou em terminal de autoatendimento; consultas via internet sem limite; e duas transferências entre contas da mesma instituição. 

Os órgãos de defesa do consumidor como Procon e Ministério Público Estadual orientam os consumidores a buscarem os canais locais disponíveis para denúncias e reclamações, como telefones, e-mails e WhatsApp, geralmente disponíveis nos sites dos órgãos. Nacionalmente é possível registrar uma reclamação pela plataforma consumidor.gov.br. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Ncional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 06/07/2023 12:45:02. Última edição: 06/07/2023 12:45:02

Tags: Bancos Ministério Público

Leia também:

Ipea mostra que PIB pode crescer até 2,39% com a reforma tributária

Ipea mostra que PIB pode crescer até 2,39% com a reforma tributária

Estudo aponta que durante o período de transição, quando gradativamente se substitui o sistema antigo pelo novo, as simulações em todos os cenários evidenciam o crescimento do PIB.

Fiesp divulga nota em defesa da reforma tributária

Em nota entidade acredita que a reforma obtenha "mais investimentos, mais inovação e menos burocracia" e que consiga impulsionar a geração de empregos.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi