Economia

No Rio de Janeiro exportações crescem 31% no primeiro semestre

No Rio de Janeiro, as exportações avançaram 31% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado que no acumulado do primeiro semestre de 2022 somou U$ 349 bilhões, uma alta de 25%.

No Rio de Janeiro, as exportações avançaram 31% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a tendência de crescimento da corrente de comércio nacional - que no acumulado do primeiro semestre de 2022 somou US 349 bilhões, uma alta de 25%. Com isso, o Rio se manteve na segunda posição em maior valor entre as unidades da federação, representando 11% do total do país.

Os dados constam na última edição do Boletim Rio Exporta, produzido pela Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Coordenador da Firjan Internacional, Giorgio Rossi, fala sobre o impacto do crescimento das exportações para a economia local. Para ele os números positivos são importantes para geração de empregos e ampliação do interesse das indústrias em novos mercados.

Entre os destaques, estão o desempenho da indústria do estado do Rio nas exportações, com aumento de 34%; elevação de 25% nas importações; e superávit acima de 10 bilhões de dólares no saldo comercial no acumulado de 2022.

A alta foi puxada por produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que elevou suas compras externas em 81%, principalmente devido ao aumento de 1.429% nas aquisições de medicamentos para medicina humana e veterinária provenientes da China.

As exportações de petróleo registraram um incremento de 35%, totalizando 6 bilhões de dólares no acumulado anual de 2022.

Já as importações de petróleo, tiveram entre janeiro e julho de 2022, um crescimento de 21% frente ao ano anterior no Rio de Janeiro.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 01/10/2022 16:58:34. Última edição: 01/10/2022 16:58:34

Tags: Exportações

Leia também:

Anac: 7,3 milhões de turistas passaram por aeroportos em agosto

O número se aproxima do registrado antes da pandemia e representa 31% a mais do que foi registrado em agosto do ano passado

Desemprego fica 8,9% no trimestre encerrado em agosto

É menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015, quando ficou em 8,7%. O número de pessoas ocupadas ficou em 99 milhões, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi