Economia

Onde baixar o programa e o app de declaração do Imposto de Renda?

Opções são variadas; saiba quais são no Tira-dúvidas do IR 2023

Programa, aplicativo, site… as opções para declarar o imposto de renda são muitas. Para que o contribuinte saiba qual a melhor opção, o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), lista quais são elas e onde baixá-las. 

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

1) A declaração pode ser feita com a utilização de computador, baixando o Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023 no site da Receita Federal.

2) Outra maneira é ir diretamente ao site da Receita Federal e acessar a opção “Meu Imposto de Renda” mediante autenticação por meio do portal único gov.br, com identidade digital Ouro ou Prata.

3) Uma terceira forma é acessar o Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC) também no site da Receita Federal do Brasil, na opção “Declarações e Demonstrativos” mediante código de acesso ou autenticação por meio do portal único gov.br, com identidade digital Ouro ou Prata.

4) Outra opção de escolha ao contribuinte para fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2023 é pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” acessível para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esse aplicativo encontra-se disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Agência Brasil / Por Edgard Matsuki - Brasília / Edição: Sumaia Villela - 05/05/2023 07:40:02. Última edição: 05/05/2023 07:40:02

Tags: Tira-Dúvidas Do IR 2023 Imposto De Renda 2023 Declaração Do Imposto De Renda

Leia também:

Transpetro prepara estudo para voltar a construir navios no Brasil

Subsidiária da Petrobras informou que serão adotados parâmetros, como preço e prazo, junto com órgãos de controle do governo federal para garantir probidade financeira e administrativa.

Concessão da BR-163 é transferida ao governo de Mato Grosso

Concessão da BR-163 é transferida ao governo de Mato Grosso

Um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária da região central do país, rodovia passará por obras de melhoria, sem necessidade de nova licitação.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi