Economia

Opep: produção de petróleo cai no Brasil; projeção é de crescimento

Queda de 147 mil barris por dia foi registrada em março

A produção de petróleo do Brasil registrou queda de 147 mil barris de petróleo por dia (bpd) em março deste ano em relação a fevereiro, para uma média de 3,1 milhões de bpd, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Opep: produção de petróleo cai no Brasil; projeção é de crescimento
© Tania Regô/ Agência Brasil

No relatório mensal publicado nesta quinta-feira (11), a Opep aponta expectativa de crescimento da produção brasileira, com aumento em alguns campos. Porém, ressalta que a exploração em plataformas offshore (estrutura para perfuração em alto-mar) deve causar algumas interrupções.

O documento cita o Brasil como um dos principais impulsionadores da oferta de combustíveis líquidos em 2022, ao lado dos Estados Unidos, da Rússia, do Canadá, da Guiana e da China. As maiores quedas na produção foram registradas na Noruega e na Tailândia.

Em relação a este ano, a Opep avalia o investimento de capital para exploração de petróleo e gás brasileiros deve ter alta de 15% na comparação com 2022.

PIB

No relatório, a Opep mantém crescimento de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2023, assim como as estimativas para os Estados Unidos, em 1,2%; e zona do euro, em 0,8%. Com relação à China, a projeção é maior, de 5,2% em 2023.

De acordo com o documento, a economia do Brasil deve crescer 1% em 2023, com recuo depois do avanço de 2,9% no ano anterior. "Os juros e a inflação elevados devem provocar desaceleração do crescimento, com espaço fiscal limitado para investimentos internos no Brasil”, avalia a Opep.

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Carolina Pimentel - 11/05/2023 18:20:19. Última edição: 11/05/2023 18:20:19

Tags: Petróleo Opep Gás PIB

Leia também:

Neoindustrialização não ignora comércio e serviços, afirma secretário

“Quando falamos da neoindustrialização [do Brasil] estamos pensando em uma articulação entre indústria, comércio e serviços', explica o secretário nacional de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Lima,

Conab estima novo recorde na produção de grãos

A produção deve chegar a 313,9 milhões de toneladas na safra 2022/2023. É um crescimento de 15% em relação à safra passada, ou seja, quase 41,5 milhões de toneladas a mais.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi