Dezembro é época de Natal, Réveillon e também de planejar as despesas do próximo ano. Muita gente por exemplo aproveita para comprar material escolar.
Para tentar alguma economia no orçamento doméstico, planejamento e a pesquisa se tornam grandes aliados das famílias. É que a variação de preços pode ser muito grande de uma papelaria para outra. E vale lembrar também que materiais escolares com personagens infantis tendem a ser mais caros.
O educador Renato Domingues dá dicas de como pesquisar os melhores preços.
Uma alternativa interessante para quem quer economizar é a compra coletiva, porque os itens saem com descontos. Mesmo nesses é necessário ter alguns cuidados. Como alerta a economista Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Ione Amorim do Idec ressalta também que, caso a escola utilize plataformas digitais em salas de aula, é a instituição de ensino que precisa oferecer os computadores ou tablets e não as famílias.
Outra dica interessante é o estudante reutilizar quando possível o material do ano anterior, principalmente itens mais caros como mochilas e lancheiras.
* Com produção de Sallete Sobreira e Joana Darc.
Agência Brasil / Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 12/12/2023 21:15:05. Última edição: 12/12/2023 21:15:05