Economia

Pesquisa em favelas do Rio aponta que 56% vivem em pobreza energética

A pobreza energética grave ocorre quando a conta de luz representa mais de 10% da renda familiar mensal. O recomendado é que o valor não ultrapasse 6,8%.

Uma pesquisa realizada por moradores de quinze favelas de cinco municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro revelou que 56% dos entrevistados vivem em situação de pobreza energética, em nível moderado a grave.

A pobreza energética grave ocorre quando a conta de luz representa mais de 10% da renda familiar mensal. O  recomendado é que o valor não ultrapasse 6,8%.

Quase 70% dos entrevistados relataram que gastariam mais com alimentos, caso suas contas de luz fossem reduzidas.

O relatório “Justiça Hídrica e Energética nas Favelas” também aponta que quase a metade da população residente nesses locais depende de bombas para ter acesso à água.

Amanda Ohara, do Instituto Clima e Sociedade, um dos parceiros da pesquisa, destaca a relação de dependência entre luz e água para as populações desses territórios.

O levantamento também identificou problemas como os  alagamentos que  afetam a vida de mais da metade dos entrevistados, locais sem saneamento básico e com  baixa qualidade da água fornecida.

A pesquisa foi  realizada a partir de um curso para  45 jovens moradores e lideranças locais, idealizado por uma rede de coletivos comunitários, articulados pela ComCat, Comunidades Catalisadoras. Mais de 1150 famílias foram entrevistadas entre maio e junho deste ano.

Janine Lima, da comunidade do Itacolomi, na zona norte do Rio, participou da pesquisa e avalia que o trabalho já tem um impacto importante.

O projeto vai apresentar a gestores públicos e concessionárias uma série de propostas de melhorias na prestação dos serviços a partir dos problemas identificados.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki - 23/09/2022 16:00:02. Última edição: 23/09/2022 16:00:02

Tags: Pobreza Energética

Leia também:

84% da energia do país virá de fonte renovável em 2022, estima governo

A previsão está na edição mais recente do Boletim Mensal de Energia, que traz dados do mês de junho e foi comentada pelo presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU.

Contribuinte pode consultar hoje último lote de restituição do IR 2022

Mais de 1 milhão de contribuintes devem receber a restituição do imposto de renda até o final deste mês. É que a Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (22), a consulta ao quinto lote de

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi