Economia

Pesquisa mostra perfil das mulheres empreendedoras do Nordeste

Escassez de crédito e de fomento são as principais dificuldades

Há quatro anos, a técnica em agronegócio Ana Keity da Silva, moradora de Andorinha, na Bahia, abriu o próprio negócio com uma única sócia. Criadora de ovinos e caprinos, ela decidiu investir em cortes nobres, embutidos e defumados. Surgiu, assim, o Armazém Gourmet Flor e Brasa.

Apostando em um mercado diferenciado, Ana Keity investiu o próprio dinheiro para ofertas produtos atrativos para a gastronomia local.

A exemplo de Ana Keity, a autonomia para empreender mesmo com as dificuldades faz parte do perfil das mulheres empreendedoras do Nordeste, segundo dados de uma pesquisa amostral realizada pela aceleradora Be.Labs divulgada nesta segunda-feira (24).

Maioria preta ou parda, com filhos e chefes de família, quase a totalidade dessas mulheres não deixaria de empreender para aceitar uma vaga de trabalho com carteira assinada.

A renda média dessas trabalhadoras é detalhada por Marcela Fujiy, porta-voz da organização de tecnologia social.

Fujiy explica ainda que algumas dificuldades são comuns a essas empresárias, como escassez de crédito e de fomento, o que reforça a necessidade de políticas direcionadas a esse grupo.

Foram entrevistadas 600 mulheres empreendedoras nas áreas de comércio, serviços e produção em cinco estados da região Nordeste para a pesquisa.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho / Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 24/04/2023 19:35:03. Última edição: 24/04/2023 19:35:03

Tags: Empreendedorismo Mulheres Nordeste

Leia também:

Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões

Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões

É a primeira vez em que o sistema registra esse patamar, segundo o Banco Central. Crescimento em março ocorre após dois meses seguidos de queda.

Haddad avalia medidas para coibir abusos em juros sobre capital

Haddad avalia medidas para coibir abusos em juros sobre capital

De acordo com o ministro da Fazenda, grandes empresas têm usado o regime para diminuir artificialmente o lucro e pagar menos Imposto de Renda.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi