Economia

Petrobras anuncia redução no preço do gás natural a partir de maio

Preço do gás natural terá redução média de 8,1%, em relação ao trimestre encerrado em abril; com o anúncio desta segunda (17), o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula redução de 19% no ano.

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (17), uma redução média de 8,1% no preço do gás natural, em relação ao trimestre encerrado em abril. Os novos valores serão cobrados a partir de 1º de maio, segundo nota divulgada pela estatal. 

De acordo com a empresa, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais do preço do gás e vinculam os reajustes às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. 

Ainda segundo a empresa, o petróleo recuou 8,7% no período e o real teve uma valorização de 1,1% ante o dólar.  

Já a parcela referente ao transporte do gás é atualizada anualmente nos meses de maio; e, neste ano, sofrerá reajuste de 0,2%, de acordo com a variação do Índice Geral de Preços Mercado. 

Com o anúncio desta segunda-feira, o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula redução de 19% no ano. 

A estatal ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora e pelos tributos federais e estaduais.  

Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. 

Segundo a Petrobras, a atualização do preço do gás natural não afeta o gás de cozinha, envasado em botijões ou vendido a granel. 

 

*com informações da Agência Brasil 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 17/04/2023 16:05:01. Última edição: 17/04/2023 16:05:01

Tags: Gás Natural Petrobras

Leia também:

Fabricação de motocicletas no país cresce 21% no trimestre

Foram fabricadas mais de 397 mil unidades de janeiro a março - uma alta de 21% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o melhor resultado para os três primeiros meses do ano desde 2014.

Tebet: "Sem arcabouço fiscal, programas sociais ficam comprometidos"

O texto do arcabouço, que propõe as novas regras fiscais, já foi assinado e encaminhado à Casa Civil e, nesta terça-feira (18), deverá ser entregue ao Congresso.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi