Economia

Porto de Santos fecha 2022 com recorde na movimentação de cargas

Porto também bateu seu recorde na movimentação de contêineres

O Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022, montante 10,5% superior a melhor marca anterior, registrada em 2021. Os embarques chegaram a 118,7 milhões de toneladas e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas.

Porto de Santos fecha 2022 com recorde na movimentação de cargas
© Ricardo Botelho/Minfra

Comparado há 4 anos, o aumento na movimentação foi de 22%, considerando o montante de 133,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, o que representa um crescimento médio anual de 5,1%.

Na movimentação de contêineres, o Porto de Santos também bateu seu recorde, movimentando 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2022, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior, e de 21% na comparação com 2018.

“O porto está chegando perto de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEU/ano. Dessa forma, por meio do último Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020, a SPA [Autoridade Portuária de Santos] realizou cinco leilões e endereçou mais 6 projetos para atender as demandas do porto”, destacou a administradora, em nota.

Segundo a SPA, entre os projetos previstos está o novo terminal de contêineres STS 10, que aumentará a capacidade em 2,3 milhões TEU/ano.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Fernando Fraga - 12/01/2023 16:25:33. Última edição: 12/01/2023 16:25:33

Tags: Porto De Santos Contêineres Movimentação De Carga

Leia também:

Cade abre processo administrativo contra Sindicombustíveis do DF

Publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira, a medida deve apurar possíveis infrações à ordem econômica.

Cade instaura processo sobre conduta do mercado de combustíveis no DF

Cade instaura processo sobre conduta do mercado de combustíveis no DF

Objetivo é apurar se o Sindicombustíveis-DF orientou postos revendedores a comercializar gasolina e diesel a um mesmo valor estabelecido pelo órgão sindical.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi