Economia

Preços da indústria na porta das fábricas caem 0,35% em abril

O resultado do IPP, o Índice de Preços ao Produtor, divulgado nesta terça-feira (30) pelo IBGE, é o terceiro negativo seguido e o oitavo nos últimos nove meses.

Os preços dos produtos da indústria na porta das fábricas, sem a cobrança de impostos ou frete, caíram 0,35% em abril frente a março. O resultado do IPP de abril, o Índice de Preços ao Produtor, divulgado nesta terça-feira (30) pelo IBGE, é o terceiro negativo seguido e o oitavo nos últimos nove meses.

A indústria química foi a atividade que mais influenciou na variação do índice no mês passado e, segundo o analista da pesquisa, Murilo Lemos Alvim, o maior impacto veio da queda nos preços dos fertilizantes,.

O IBGE investiga 24 atividades para a composição do IPP e destas, 12 tiveram variações negativas em relação a março, como destaca Lemos Alvim.

Dentre as atividades que apresentaram alta, a que mais se destaca é o setor farmacêutico, com aumento de 3,97%. Lemos Alvim explicou que esse resultado ocorre devido à autorização do reajuste anual dos preços dos medicamentos, feita pelo órgão regulador do setor, que costuma ocorrer entre março e abril. Em 2023, o aumento permitido foi de até 5,6%.

No ano, o IPP acumula resultado negativo de 0,99%, o segundo menor já registrado para um mês de abril desde o início da série histórica em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -4,63%, a maior queda da série histórica para esse indicador.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso - 30/05/2023 12:00:03. Última edição: 30/05/2023 12:00:03

Tags: IPP IBGE Indústria

Leia também:

Banco do Brics discute inclusão de novos membros, diz Haddad

Banco do Brics discute inclusão de novos membros, diz Haddad

“Governadores apresentaram considerações sobre a agenda do banco”, disse Haddad. “Foi falado genericamente da necessidade de expandir fundos e estudar a inclusão de novos membros".

Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas de janeiro a abril

Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas de janeiro a abril

São Paulo foi o estado com mais empresas abertas no quadrimestre, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi