Economia

Preços na saída das fábricas caem 0,54%, revela pesquisa

Foi a quarta variação negativa seguida do Índice de Preços ao Produtor (IPP).

Os preços dos produtos industrializados, na saída das fábricas, caíram 0,54% em novembro do ano passado, frente a outubro. Foi a quarta variação negativa seguida do Índice de Preços ao Produtor (IPP). Divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPP calcula a inflação dos produtos sem impostos e fretes.

Em setembro do ano passado, a deflação havia sido ainda mais intensa, de -1,89%. Já o acumulado no ano chegou a 4,47% e o acumulado nos últimos 12 meses, atingiu 4,39%.

Das 24 atividades industriais pesquisadas, nove apresentaram inflação em novembro na comparação com outubro. A variação positiva mais marcante foi a do refino de petróleo, com a primeira alta nos últimos quatro meses, como explica o analista do Índice de Preços ao Produtor, Alexandre Brandão.

Entre as 9 atividades industriais com inflação no acumulado do ano de 2022, a principal influência veio do setor de papel e celulose, com 19,47%. Entre os ramos da indústria com maior deflação, estão as indústrias extrativas e alimentos.

Já a principal responsável pela quarta variação negativa percebida no IPP em novembro, foi a indústria química. Na comparação com outubro, o setor mantém uma sequência de reduções nos preços na porta da fábrica que se iniciou em julho deste ano e acumula desde então uma queda de 16,29%. Um dos fatores que influenciaram nesses números foi a redução dos preços dos insumos fertilizantes básicos no mercado global.

Três grandes categorias econômicas tiveram inflação no acumulado do ano : de 10, 92 % nos bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos usados no setor produtivo e de 7,32 % nos bens de consumo duráveis, que englobam itens como automóveis e eletrodomésticos. Já os bens de consumo semi e não duráveis, que abrangem roupas, sapatos, alimentos e remédios tiveram variação de 5,32 %.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 04/01/2023 17:00:02. Última edição: 04/01/2023 17:00:02

Tags: IPP Imposto

Leia também:

Eletrobras aprova programa de recompra de ações

Eletrobras aprova programa de recompra de ações

O prazo máximo para conclusão das operações é de 18 meses, até 2 de julho de 2024. Após o anúncio de recompra, as ações da empresa registrava altas de 3,4

Lojistas do Rio de Janeiro projetam alta de 2,5% nas vendas de verão

Lojistas do Rio de Janeiro projetam alta de 2,5% nas vendas de verão

Em dezembro, depois de cair nos dois meses anteriores, o Índice de Confiança do Consumidor calculado pela (FGV), cresceu 2,7 pontos e atingiu 88 pontos.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi