Economia

Prefeito de SP sanciona lei que regulamenta as cozinhas industriais

Também foi aprovado um artigo que aumentou o limite de barulho permitido para shows e grandes eventos. Agora o limite máximo em áreas residenciais que era de 55 decibéis, passa a ser de 75 decibéis.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou nesta quarta-feira a lei que autoriza o funcionamento de cozinhas industriais em áreas residenciais. As chamadas dark kitchens produzem refeições para serviços de entrega e não oferecem consumo no local.

Pela nova regra, para funcionar em áreas residenciais, cada empresa pode abrigar de 3 até 10 cozinhas em espaços de, no mínimo 500 metros quadrados, sendo que cada cozinha não pode ocupar áreas menores de doze metros quadrados. Já as empresas com mais de 10 cozinhas estão proibidas de se instalar em área residencial, devendo funcionar em áreas industriais.

O texto foi aprovado na terça-feira pela Câmara Municipal. Para o Vereador João Jorge, do PSDB, foram estabelecidos parâmetros para essa modalidade de negócio que ganhou impulso com a pandemia de coronavírus.

Mas a lei é flexível com as dark kitchens que já existem e autoriza que elas continuem funcionando mesmo fora dos parâmetros. A decisão desagradou Mariana Parker, que se queixa dos impactos na região onde mora.

Mas esse não é o único ponto polêmico da lei. Junto com a discussão das dark kitchens, também foi aprovado um artigo que aumentou o limite de barulho permitido para shows e grandes eventos. Agora o limite máximo tolerado em áreas residenciais que era de 55 decibéis, passa a ser de 75 decibéis, em casos de eventos aprovados pela prefeitura.

O vereador Antonio Donato, do PT, votou contra a mudança. Para ele, a nova regra tira dos empresários do setor o ônus de ter que investir em estruturas acústicas.

Um dos empreendimentos mais interessados na mudança dos limites sonoros era o Allianz Park, na zona oeste da cidade. A arena recebe grandes shows nacionais e internacionais e já tinha sido multada duas vezes por fazer mais barulho acima do permitido. Uma terceira multa significaria a interdição do lugar. Com a nova lei, a empresa não corre mais esse risco. Nós tentamos contato com a empresa, mas não tivemos retorno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, volume acima de 55 decibéis pode acarretar níveis de estresse e outros problemas de saúde.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Graziele Bezerra / Beatriz Arcoverde - 01/12/2022 21:06:11. Última edição: 01/12/2022 21:06:11

Tags: Cozinhas Industriais Poluição Sonora

Leia também:

PIB sobe 0,4% no terceiro trimestre

Em relação ao mesmo trimestre de 2021, o crescimento foi de 3,6%, e no acumulado nos quatro trimestres, terminados em setembro de 2022, foi de 3,0%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores

PEC da Transição deve ser votada na próxima semana

O texto deve passar antes pela CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado já na terça-feira.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi